Promed

Notícias Promed

09 de junho - Dia Nacional da Imunização reforça a importância das vacinas

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Você está com o calendário em dia? Confira a recomendação para adultos

Mesmo no contexto atual da pandemia, a população deve manter a rotina de vacinação em dia. Estima-se que cerca de 3 milhões de vidas sejam salvas anualmente devido a imunização, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Com isso, a data de 09 de junho marca o Dia Nacional da Imunização para alertar a população sobre a importância desse ato, que não é individual, mas coletivo, em prol de toda a sociedade.

Muitas enfermidades deixaram de ser um problema de saúde pública no Brasil, graças às estratégias de vacinação promovidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS). Foi possível erradicar graves doenças, como a poliomielite (paralisia infantil) e a varíola, e controlar a disseminação de outras, como o sarampo e a caxumba.

Em setembro de 2020, a Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) publicou uma Nota Técnica reforçando a importância da vacinação, pois, segundo a SBI, ela é um dos maiores progressos da área biomédica na prevenção e controle das doenças infectocontagiosas. O programa de vacinação é uma das estratégias que mais impactaram na saúde pública nos últimos 100 anos. Leia a Nota completa aqui.

Vacinação em adultos

Normalmente associa-se a vacinação a bebês e crianças, mas existe um calendário vacinal também para adultos. É essencial que os adultos mantenham suas vacinas em dia. Além de se protegerem, a vacina evita a transmissão para outras pessoas que não podem ser vacinadas. Imunizados, adultos podem oferecer proteção indireta a bebês que ainda não estão na idade indicada para receber algumas vacinas, além de outras pessoas que não estão protegidas.

O PNI foi criado com o intuito de estabelecer um calendário nacional de vacinações contra as principais doenças que atingem crianças, jovens, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas.

Para adultos, de 20 a 59 anos, o calendário estabelece as seguintes vacinas:

- Hepatite B: 3 doses (a depender da situação vacinal);

- Febre Amarela: 1 dose e 1 reforço (a depender da situação vacinal);

- Tríplice viral (previne sarampo, caxumba e rubéola): 1 dose (até os 49 anos);

- Dupla Adulto (previne difteria e tétano): Reforço a cada 10 anos.

Com exceção da Tríplice Viral, a recomendação de vacinação e reforços se mantém para a população idosa (acima dos 60 anos).

COVID-19

A pandemia de COVID-19, doença causada pelo vírus SARS-Cov-2, alertou novamente a população mundial de que vacinas salvam vidas e são essenciais para combater a disseminação de doenças.

As pesquisas já existentes sobre diversos vírus, entre eles os da família corona, permitiram que a comunidade científica criasse rapidamente uma vacina eficaz e segura contra o vírus SARS-CoV-2.

E, como todas as vacinas, há recomendações para a vacinação de pessoas em diferentes idades e condições de saúde. Por isso, confira as recomendações do seu município e, assim que estiver disponível, imunize-se e garanta a sua segurança e de sua família. É gratuito!

Para conferir o Calendário Nacional de Vacinação para cada grupo da população, clique aqui.

Com informações: Ministério da Saúde (MS); Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP); Hospital Nossa Senhora da Conceição; Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Leia Mais 

acesse também