Promed

Notícias Promed

13 de dezembro - Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! O objetivo da Campanha é sensibilizar a população contra o preconceito

A visão é um dos sentidos mais importantes para a comunicação com o ambiente, pois é por meio dela que identificamos o lugar onde estamos. Por isso, cuidar dos olhos é essencial, assim como consultar um oftalmologista regularmente. Para informar a população sobre a deficiência visual e acabar com o preconceito e a discriminação contra as pessoas cegas, nesta segunda-feira (13), é celebrado o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual.

Deficiência visual

Pode ser definida como perda total ou parcial da visão, seja por consequência congênita (desde o nascimento) ou adquirida ao longo da vida. O nível de acuidade visual pode variar, o que determina dois grupos de deficiência:

Cegueira – há perda total da visão ou pouquíssima capacidade de enxergar, o que leva a pessoa a necessitar do Sistema Braille como meio de leitura e escrita.

Baixa visão ou visão subnormal – caracteriza-se pelo comprometimento do funcionamento visual dos olhos, mesmo após tratamento ou correção. As pessoas com baixa visão podem ler textos impressos ampliados ou com uso de recursos óticos especiais.

Prevenção

A perda da visão pode ter diversas causas, como acidentes, doenças adquiridas ou congênitas, ou má formação do aparelho ocular. Para evitar a cegueira na infância, é importante a vacinação das mulheres adultas para prevenção de rubéola, sarampo e toxoplasmose, que podem causar alterações visuais/lesões ao bebê, quando ocorrem durante a gestação. Já o adulto deve fazer exames regulares de saúde e o acompanhamento médico de doenças metabólicas e cardiovasculares como pressão alta e diabetes, que também podem levar à cegueira. 

Capacitismo

Capacitismo é o preconceito contra as pessoas com deficiência. O Capacitismo manifesta-se de várias formas, como a vitimização, a infantilização e a “heroicização” das pessoas com deficiência. As pessoas com deficiência visual, sejam cegas ou com baixa visão, sofrem diversas formas de preconceito ao longo de sua vida, o que inclui a falta de acessibilidade, a negação de suas habilidades, etc. Entender melhor o universo das pessoas com deficiência visual contribui para reduzir o capacitismo e promover a inclusão.

Com informações: Ministério da Saúde (MS); RetinaBrasil; Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Leia Mais 

acesse também