Promed

Notícias Promed

21 de junho: Dia Nacional do Controle da Asma

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Confira sobre essa doença crônica, muito comum e que afeta tanto crianças quanto adultos

Estima-se que, no Brasil, existam aproximadamente 20 milhões de asmáticos, segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). Uma das doenças mais comuns que afeta tanto crianças quanto adultos, a asma é um problema mundial de saúde. Para reforçar os cuidados com essa doença crônica o Ministério da Saúde (MS) definiu a data do dia 21 de junho, mesmo dia em que se inicia o inverno no Brasil, como o Dia Nacional de Controle da Asma. O tema torna-se ainda mais relevante em meio a atual pandemia de COVID-19.

Sobre a asma

É uma doença comum das vias aéreas ou brônquios (tubos que levam o ar para dentro dos pulmões) causada por inflamação das vias aéreas. A asma ocasiona os seguintes sintomas:

- Falta de ar ou dificuldade para respirar;

- Sensação de aperto no peito ou peito pesado;

- Chio ou chiado no peito;

- Tosse.

Esses sintomas variam durante o dia, podendo piorar à noite ou de madrugada e com as atividades físicas. Os sintomas também variam bastante ao longo do tempo. Às vezes desaparecendo sozinhos, mas a asma continua a estar presente, uma vez que não tem cura.

A causa exata da asma ainda não é conhecida, mas acredita-se que é causada por um conjunto de fatores: genéticos (história familiar de alergias respiratórias - asma ou rinite) e ambientais.

Os fatores que acarretam na piora do asmático são os chamados “gatilhos da asma”. Alguns gatilhos apenas pioram os sintomas, outros pioram também a inflamação dos brônquios. Os principais gatilhos da asma são:

- Ácaros;

- Fungos;

- Pólens;

- Animais de estimação;

- Fezes de barata;

- Infecções viriais;

- Fumaça de cigarro;

- Poluição ambiental;

- Exposição ao ar frio.

Na maioria dos casos, a doença tem controle por meio de um plano de ação definido em conjunto com o médico e uso de medicamentos preventivos, como os corticoides inalatórios, isolados ou associados a broncodilatadores. Entretanto, para avaliar qual a melhor solução de tratamento para cada caso de asma, é necessário consultar um médico.

COVID-19

A SBPT alerta que as infecções virais são causas frequentes de crises de asma e, por isso, esses pacientes devem redobrar a atenção com as medidas de precaução do Coronavírus: higienizar sempre as mãos com água e sabão ou álcool em gel, manter o isolamento social e, se for necessário sair de casa, usar máscara, especialmente os portadores das formas mais graves da doença.

Em nota, a SBPT informou que o tratamento deve ser mantido durante a pandemia e recomendou a vacinação do paciente contra a gripe e o pneumococo. Ainda, a nota informa que o paciente asmático deve seguir todas as recomendações determinadas pelo Ministério da Saúde (MS) em caso de febre e sintomas respiratórios, além de ajustar o tratamento da asma, se necessário, conforme recomendações feitas pelo seu médico. Nos casos graves com febre alta e falta de ar, o paciente deve procurar serviço médico.

Leia aqui a nota completa.

Com informações: Centro de Referência em Atenção à Saúde (CRAS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e Ministério da Saúde (MS).

Leia Mais 

acesse também