Promed

Notícias Promed

A saúde dos pés é reflexo da nossa saúde

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Beneficiários devem ficar atentos aos seus pés, geralmente esquecidos após um dia de trabalho

Os promotores e procuradores de Justiça possuem uma carreira exigente e desafiante, as obrigações são muitas, o ir e vir é frequente, submetendo aos pés esforços constantes e despercebidos. E ao final do dia, como estão eles? Doloridos? Inchados?

As dores nos pés atingem as pessoas que os submetem a diversas situações diárias, muitos usam os calçados fechados na maior parte do dia, pensando que, ao final do dia, podem tirá-lo e deixar os pés livres para “respirar”.

As consequências do descuido com a saúde dos pés são inúmeras, ao procurar na internet encontram-se diversas explicações para essas doenças, assim como “curas” para esses males, mas apenas os médicos podem dar aval sobre a saúde dos pés.

Pensando nisso, a PROMED consultou o médico ortopedista, mestre e doutor pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, Vicente Pansini. Com a intenção de compreender melhor o que a rotina exaustiva dos seus beneficiários influi na saúde de seus pés, para assim, prevenir alguns problemas.

PROMED: Os pés carregam as pessoas o dia inteiro e muitas vezes são submetidos a grandes esforços. Um exemplo disso são as mulheres, que após usar salto o dia inteiro os pés incham e ficam doloridos. Quais são os principais problemas que o uso frequente de sapatos de salto alto pode provocar?

Dr. Vicente: Todas as pessoas, não só as mulheres, podem apresentaredema dos pés - pés mais inchados - no final do dia. Isso está relacionado com o retorno do sangue venoso dos pés para o coração. Ficar tempo demais em pé parado e ficar tempo longo sentado pode causar este edema, também nos homens. Atividades físicas regulares, com melhora da atividade muscular dos membros inferiores, pode prevenir o problema. 

O salto muito alto sobrecarrega o antepé, desequilibrando a descarga de peso corporal sobre os pés, diminuindo carga do calcâneo (calcanhar) e sobrecarregando o antepé e os dedos. Calosidades plantares no antepé e dorsais nos dedos podem ser causadas por salto muito alto. Dedos em Garra, Dedos em Martelo, Hálux valgo (joanetes), Joanete de Sastre (calosidade plantar e lateral do V dedo- "igual ao Joanete que vocês estão acostumados a observar só que do V dedo") podem ser agravadas pelo salto muito alto.

PROMED: Muitos beneficiários não possuem tempo para se preocupar com seus pés. Existem cuidados básicos que podem ser feitos em casa e que podem ser inseridos na rotina de cada um?

Dr. Vicente: Assepsia (limpeza) completa diária, manter unhas bem aparadas, manter pés secos, assim como o uso de calçados e meias confortáveis são de grande ajuda para manter a saúde dos pés.  Sapatos com tamanhos adequados são indispensáveis.

PROMED: Como escolher o sapato correto?

Dr. Vicente: Compre calçados no final do dia ou começo da noite, pois neste momento seu pé estará maior (inchado) e este é seu tamanho real. O número e o modelo do seu calçado devem ser testados e escolhidos neste horário.

Beleza e moda são importantes na hora da escolha do calçado, porém, o conforto dos pés é o elemento indispensável a ser considerado na hora dessa escolha.

PROMED: Como a falta de saúde dos pés afeta o resto do corpo?

Dr. Vicente: Somos mais dependentes dos pés que das mãos. Postura, uso e escolha de calçados, trabalhos, atividades físicas, humor e inúmeras outras situações podem ser influenciadas negativamente por qualquer patologia dos pés. Como exemplo, pense em fazer atividade física, ou mesmo namorar, com uma unha encravada (unguis incarnnattus)?

PROMED: A sesamoidite é uma doença que afeta os pés. Poderia nos explicar o que é essa doença? Como os beneficiários da PROMED podem prevenir este tipo de doença?

Dr. Vicente: Sesamoidite é uma patologia inflamatória que afeta os ossos sesamóides (dois ossículos que estão sob a cabeça do Hálux - dedo maior do pé). É uma patologia comum que aborrece muitas pessoas e pode ser altamente limitante para a prática esportiva. Pode ser causada por muitos fatores, como doenças reumáticas ou deformidades do Hálux ("nosso dedão"), por exemplo. Em pessoas jovens e com hábitos de atividades físicas as causas geralmente são encurtamentos musculares da coxa e da panturrilha, sapatos inadequados com solados muito finos e sem reabsorção de impacto.  Mulheres que usam salto muito alto e corredores com pisada só no antepé estão mais vulneráveis a esta patologia, bem como portador de Pé Cavo (“ao contrario do Pé Chato”) ou pés pronados. 

PROMED: Muitos de nossos associados aderiram à corrida como atividade física. Quais são os cuidados que devem ser tomados com os pés dos corredores? Qual o tipo de tênis é mais adequado para essa prática esportiva?

Dr. Vicente: Calçados com absorção de impacto, número e formato adequados. Solado macio é muito útil. Meias de algodão com solado duplo protegem bem os pés (encontradas em lojas com material para tenistas). Conforto nos pés é indispensável no momento da atividade esportiva. O tênis adequado é aquele que melhor se adapta a seu tipo de pé e devemos tomar muito cuidado com os "modismos", em relação ao tipo de tênis a ser escolhido. Nem sempre o melhor tênis para você  é o melhor para seu amigo (a).

PROMED: Há uma vida útil para os calçados? Quais são os efeitos de usar sapatos e tênis já desgastados?

Dr. Vicente: Calçados deformados e muito gastos perdem sua eficiência para proteger os pés. Isto varia muito em relação ao tipo de esporte praticado e sua frequência.

 

Assessoria de Comunicação PROMED/APMP

Leia Mais 

acesse também