Promed

Notícias Promed

Adote uma alimentação saudável

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Saiba o que os alimentos podem fazer pelo seu organismo

Entre comer uma coxinha e comer uma fruta, por exemplo, o que parece mais interessante? Algumas pessoas escolheriam a primeira opção, enquanto outras ficariam com a segunda. Mas afinal, é errado comer “besteiras”?

A alimentação é base para o bom funcionamento do organismo e sendo assim, é necessário adotar boas práticas para que tudo funcione regularmente. Não é errado comer uma coxinha, como o exemplo citado acima, mas é importante se policiar com a quantidade ingerida. 

Não só a quantidade, mas também a qualidade dos alimentos faz a diferença nas refeições: entre comer um alimento frito e outro assado, é preferível escolher o segundo, pois este apresenta menos gordura quando comparado ao primeiro. Além disso, é necessário levar mais um fator em conta, a procedência dos alimentos: de preferência, escolha alimentos orgânicos, que são livres de agrotóxicos e benéficos à saúde.

Benefícios da alimentação saudável

Se alimentar corretamente reflete diretamente em nosso organismo:

-Melhora o sistema imunológico;

-Melhora o sono;

-Auxilia o funcionamento intestinal;

- Melhora o humor e a capacidade de concentração;

-Auxilia na perda de peso, para quem busca emagrecimento.

Para gestantes, os alimentos auxiliam no desenvolvimento do bebê e também durante o período de amamentação, com diversos nutrientes que serão passados de mãe para filho.

Marilise Borges Brandão, médica da PROMED, enfatiza que bons hábitos alimentares auxiliam no controle de peso e também na diminuição dos fatores de risco para as doenças cardiovasculares (hipertensão, infarto do coração, acidentes vasculares encefálicos), o câncer e a diabetes. Confira algumas dicas, que em geral, todos podem seguir:

- Alimentar-se com 4 a 6 refeições por dia, evitando períodos de jejum prolongados e refeições muito volumosas; 

- Ingerir diariamente de 2 a 4 porções de frutas e 3 a 5 porções de verduras e legumes;

- Ingerir grãos e cereais integrais, aproveitando as suas fibras naturais;

- Tomar líquidos na forma de chás, sucos naturais não adoçados e água, em torno de 2 a 3 copos por período por dia (manhã, tarde e noite);

- Consumir gorduras saudáveis, como as que vem de nozes, castanhas e amêndoas, do azeite de oliva, de peixes e carnes magras;

- Evitar o excesso de café, chás mate e preto e, bebidas energéticas com cafeína, pois causam ansiedade e podem causar arritimias cardíacas;

- Controlar a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, dando preferência aos vinhos, pelos seus propriedades anti-oxidantes.

A médica lembra ainda, que comer em excesso, provoca o armazenamento desta energia pelo corpo e em forma de gordura, por isso a importância de manter uma alimentação equilibrada.

Falando em fibras, a nossa dica de hoje é pra o consumo da:

Aveia

Este é um dos cereais mais conhecidos e consumidos no café da manhã. Pode ser como mingau ou acompanhando frutas e iogurtes.

Conheça os seus benefícios:

-Melhora a digestão:

Para quem sofre de prisão de ventre, a aveia possui muitas fibras;

-Auxilia no controle do nível de açúcar no sangue:

Por conter muitas fibras, este é um alimento de baixo índice glicêmico, portanto um aliado dos diabéticos, pois diminui o nível de absorção dos carboidratos e melhora a sensibilidade do organismo à insulina;

-Auxilia na redução dos índices do colesterol ruim:

Em excesso, o colesterol pode obstruir vasos ocasionando assim, problemas cardíacos como o infarto. O consumo diário de aveia pode auxiliar na redução do nível de colesterol ruim, também conhecido como Lipoproteína de baixa densidade (LDL);

-Auxilia na perda de peso:

Sendo rica em fibras, proporciona saciedade por mais tempo e assim, diminuindo o apetite. Consumida em quantidades controladas, o cereal é um grande aliado em dietas para perda de peso.

Agora que já mostramos alguns benefícios da aveia, é hora de colocar em prática. Que tal colocar a mão na massa e aprender uma receita de bolo de aveia com banana? Veja abaixo o passo a passo!

Ingredientes

·         250 g de aveia fina

·         1 colher (sopa) fermento

·         4 ovos

·         1/2 xícara de óleo

·         4 bananas

·         1 1/2 xícaras de açúcar mascavo ou se for diabético, substitua por adoçante dietético próprio para bolos, na quantidade recomendada

Você também pode acrescentar

·         1 colher (chá) de canela

·         1/2 xícara de castanha de caju ou do Pará picada

·         1/2 xícara de uva passa

Como preparar?

Primeiro você deve bater os ovos, o óleo, as bananas e o açúcar no liquidificador. Em seguida, acrescente a aveia fina, o fermento e os ingredientes opcionais (canela, castanhas e uvas passas). Em forma untada, leve a massa para assar por cerca de 40 minutos em forno médio, pré-aquecido. Caso perceba que o bolo ficou dourado antes do tempo, pode desligar.

Leia Mais 

acesse também