Promed

Notícias Promed

Adquirir bons hábitos desde sempre - Alimentos

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Campanha "Dia Mundial da Saúde" mostra como é importante cuidar da saúde desde pequeno, quando ainda estamos na infância.

Aprender a ser saudável desde pequeno”

As práticas alimentares saudáveis adquiridas na infância são essenciais para o crescimento e desenvolvimento adequados. O bom hábito promove e previne problemas de saúde imediatos e também a longo prazo.

Uma alimentação saudável, de acordo com cartilha da Alimentação Saudável e Sustentável do Ministério da Educação, é aquela que atende a todas as exigências do corpo, ou seja, não está abaixo nem acima das necessidades do nosso organismo. Além de ser fonte de nutrientes, a alimentação envolve diferentes aspectos, tais como valores culturais, sociais, afetivos e sensoriais.

As pessoas, diferentemente dos demais seres vivos, ao alimentar-se não buscam apenas suprir suas necessidades orgânicas de nutrientes. Não se “alimentam” de nutrientes, mas de alimentos palpáveis, com cheiro, cor, textura e sabor. Portanto, o alimento como fonte de prazer, identidade cultural e familiar também é uma abordagem importante para promover a saúde. Uma alimentação saudável deve ser:

Variada: inclui vários grupos alimentares, a fim de fornecer diferentes nutrientes (por exemplo: cereais, frutas, hortaliças, carnes, laticínios e feijões).

Equilibrada: respeitando o consumo adequado de cada tipo de alimento (exemplo: deve-se comer mais frutas do que gorduras).

Suficiente: em quantidades que atendam e respeitem as necessidades de cada pessoa.

Acessível: baseada em alimentos in natura, produzidos e comercializados regionalmente (acessibilidade física), que são mais baratos que alimentos industrializados (acessibilidade financeira).

Colorida: quanto mais colorida é a alimentação, mais adequada é em termos de nutrientes. Além de assegurar uma refeição variada, isso a torna atrativa, o que agrada aos sentidos, estimulando o consumo de alimentos saudáveis, como frutas, legumes e verduras, grãos e tubérculos em geral (tais como mandioca e batatas).

Segura: os alimentos não devem apresentar contaminantes de natureza biológica, física ou química ou outros perigos que comprometam a saúde do indivíduo ou da população. Assim, deve-se respeitar regras de higiene, procurando manusear e armazenar adequadamente todos os alimentos, descartando aqueles que possuem o prazo de validade vencido ou que estejam visivelmente estragados.

 

Aprender a ser saudável desde pequeno.
#esseéoplano

Não há nada mais importante do que sua saúde. Quanto antes você começa a cuidar dela, mais você aproveita a vida.

07 de abril, Dia Mundial da saúde.

 

 

 

Fonte: Cartilha da Alimentação Saudável e Sustentável do Ministério da Educação.  http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=611-alimentacao-saudavel&Itemid=30192

Leia Mais 

acesse também