Promed

Notícias Promed

Alimentação Cardioprotetora Brasileira - Conheça os benefícios

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Saiba mais sobre a Dica Br

Nos últimos 20 anos, a incidência de doenças cardiovasculares cresceu 9%, de acordo com o Ministério da Saúde. Estes números são ocasionados por uma má alimentação, com quantidades exageradas de sal, açúcar, produtos industrializados, frituras, entre outros. Tais excessos são os causadores de problemas como hipertensão, diabetes e obesidade. Para auxiliar no controle destes problemas, o Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital do Coração, desenvolveu a Alimentação Cardioprotetora Brasileira, também chamada de Dica Br.

A Dica Br foi elaborada com base em alimentos tipicamente brasileiros, a fim de proteger a saúde do coração. Ainda, está em sintonia com as recomendações do Guia Alimentar para a população brasileira, incluindo em suas orientações apenas alimentos in natura, minimamente processados. É importante lembrar que pessoas com algum tipo de risco cardiovascular devem receber orientações específicas no manejo da alimentação.

As orientações da Dica Br podem ser seguidas por qualquer pessoa, mas é indicada especialmente para pessoas com excesso de peso ou obesidade; pressão alta; colesterol alto; triglicérides alto; histórico de infarto e cirurgia do coração (pontes safena ou mamária); e histórico de derrame cerebral (AVC).

Baseada na alimentação dos brasileiros, a Dica Br é dividida em grupos alimentares nas cores verde, amarelo e azul. O grupo verde é composto por alimentos que protegem o coração e podem ser consumidos em maior quantidade, pois contêm vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes; do amarelo, deve-se consumir com moderação, pois possuem mais calorias, gorduras ou sal que os do grupo verde; e alimentos do grupo azul devem ser consumidos na menor quantidade possível, pois possuem gordura saturada, sal e colesterol, nutrientes que podem prejudicar a saúde do coração.

Para saber melhor como seguir a Alimentação Cardioprotetora, confira aqui o guia completo do Ministério da Saúde.

 

Com informações: Ministério da Saúde e Hospital do Coração.

Leia Mais 

acesse também