Promed

Notícias Promed

Alimentação orgânica - Confira os benefícios para a saúde e o meio ambiente

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Conheça essa forma de produção que traz maior qualidade de vida

Alimentos orgânicos são aqueles produzidos sem a aplicação de agrotóxicos, certo? Sim, mas alimentos orgânicos são muito mais do que isso e seus benefícios vão além de serem mais seguros e saudáveis para o consumo. Confira!

O que são alimentos orgânicos

São classificados como orgânicos os alimentos produzidos sem a utilização de agrotóxicos, adubos químicos ou substâncias sintéticas que agridam o meio ambiente. Além disso, o processo de produção contempla o uso responsável do solo, da água, do ar, e dos demais recursos naturais, respeitando aspectos ambientais, sociais, culturais e econômicos, promovendo um sistema agropecuário sustentável.

Mas os alimentos orgânicos se resumem apenas às frutas, legumes e verduras? Não! Carnes e ovos também entram nessa categoria. Para que isso aconteça, os animais dos rebanhos e das granjas não devem sofrer com estresse; devem ser criados sem hormônios e anabolizantes; medicados principalmente com medicamentos fitoterápicos e homeopáticos e alimentados com pastos isentos de agrotóxicos.

Benefícios dos produtos orgânicos

- Alimentos orgânicos possuem muito mais nutrientes por utilizarem adubos naturais, tornando o alimento mais rico e saboroso, fortalecendo a saúde de quem consome. O mesmo vale para as carnes e para os ovos;

- A produção natural garante a saúde do meio ambiente, pois não contamina a água e o solo, além de garantir maior qualidade de vida dos produtores;

- A produção orgânica também gera impacto econômico positivo para os produtores locais.

Impacto ambiental

De acordo com o dossiê da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), que trata sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde, o Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos, dado estimado pelo volume comercializado no país.

O uso de agrotóxicos contamina os alimentos com produtos químicos e impede a utilização de algumas partes do alimento, que poderiam ser consumidos de outra forma, como cascas, raízes e folhas. O consumo de frutas, verduras e legumes contaminados pode ter consequências graves para a saúde, causando problemas neurológicos, motores e mentais; distúrbios de comportamento; baixa fertilidade; malformação fetal, câncer e muitos outros problemas. 

Os trabalhadores agrícolas são os que mais sofrem com a utilização desenfreada de agrotóxicos na produção: sendo expostos diretamente aos químicos, muitos se queixam de infertilidade e outras doenças causadas pelo contato do produto com a pele e pela inalação durante a aplicação.

Para o meio ambiente o impacto é enorme, com a contaminação de lençóis freáticos, a morte de colônias de abelhas e a inutilização de pedaços de terra.

Já a produção orgânica evita estes impactos negativos ao respeitar a natureza e o processo natural de crescimento de plantas e animais.

Onde encontrar

Ao comprar alimentos orgânicos procure o “Selo Verde” de produto orgânico. Além de garantir a produção sem uso de químicos, este selo indica que o produtor está de acordo com as leis de trabalho no campo.

Muitos produtores também comercializam diretamente para o cliente final: procure na sua cidade feiras de produção orgânica e pequenos produtores que, inclusive, fazem entregas semanais para os clientes.

Você também pode consultar o catálogo criado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) que lista feiras, comércios e produtores orgânicos locais, com a opção de pesquisar por região, estado e cidade. Clique aqui e confira onde encontrar mais perto de você.

Para saber mais sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde, confira o dossiê da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Acesse aqui

Com informações: Abrasco, Saúde Brasil, Unimed, Viva Sem Veneno.

Leia Mais 

acesse também