Promed

Notícias Promed

Alimentação para pessoas com diabetes - Tire suas dúvidas

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Veja o que é recomendado

Atualmente existem 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes no Brasil, o que representa 6,9% da população e esse número tende a aumentar, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes.

O cuidado com a alimentação é uma área primordial para pessoas com a doença, para evitar picos de açúcar no sangue (hiperglicemia), o que pode causar complicações à saúde. É válido ressaltar que o uso de medicamentos adequados e os exercícios físicos ajudam a melhorar a qualidade de vida do paciente.

Quem tem diabetes deve manter uma alimentação equilibrada, regular, variada e natural. Deve ser fracionada de 3 em 3 horas para evitar hipoglicemia, principalmente se estiver fazendo uso de insulina ou medicamentos via oral para controle da glicemia. Além de seguir metas de carboidratos por refeições de acordo com seu gasto energético total, escolher alimentos mais naturais, menos industrializados e processados. Incluir fibras dietéticas com a ingestão de cereais integrais, leguminosas, frutas frescas e vegetais, e gorduras boas como azeite, frutas oleaginosas, peixes e carnes magras. O controle de açúcar, sal, frituras, colesterol e gordura saturada são bons para todas as pessoas, inclusive para quem tem diabetes, tais hábitos devem ser prioridade.

Saiba tudo sobre a diabetes no informativo do Ministério da Saúde, disponível aqui.

Com informações: Ministério da Saúde

Leia Mais 

acesse também