Promed

Notícias Promed

Anvisa e Fiocruz reforçam segurança da vacina da COVID-19 (Oxford-AstraZeneca)

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Saiba mais

Nesta terça-feira, dia 16 de março, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) reforçaram a segurança e a eficácia da vacina da COVID-19 (Oxford-AstraZeneca).

A avaliação da segurança da vacina conduzida pela Gerência de Farmacovigilância, da Gerência-Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária, Quinta Diretoria da Anvisa (GFARM/GGMON/DIRE5/ANVISA) não aponta alteração no equilíbrio benefício-risco da vacina e recomenda a continuidade de seu uso pela população brasileira, sem que haja necessidade de qualquer medida regulatória neste momento.

De acordo com a Fiocruz, essa segurança foi demonstrada nos ensaios clínicos de fase I, II e III, com mais de 60 mil participantes, tendo seus dados publicados em revistas científicas reconhecidas internacionalmente. Mais de 17 milhões de pessoas, na União Europeia e no Reino Unido, e cerca de 3 milhões de pessoas no Brasil já foram vacinadas com esse imunizante sem que houvesse, até o momento, evidência de aumento de risco de formação de coágulos sanguíneos em qualquer faixa etária.

Vale ressaltar que este parecer soma-se aos posicionamentos públicos já expressos pela própria AstraZeneca, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e pela agência regulatória da União Europeia (European Medicines Agency - EMA).

Com informações: Anvisa e Fiocruz.

Leia aqui o Comunicado 002/2021 da Gerência-Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária (GGMON) na íntegra.

Leia Mais 

acesse também