Promed

Notícias Promed

APMP e PROMED apoiam a Campanha Outubro Rosa

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Campanha de conscientização contra o Câncer de Mama

A APMP e a PROMED apoiam a campanha mundialmente conhecida como Outubro Rosa. Esse movimento, nascido na década de 90, visa estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, durante o mês de outubro e tem como principais objetivos promover a conscientização sobre a doença e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico, tratamento e prevenção.

Câncer de mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. A doença pode ter cura, se descoberta no início do seu desenvolvimento.

Diagnóstico precoce

Para o controle do câncer de mama, as mulheres devem realizar exames periodicamente - exame clínico das mamas e mamografia - mesmo que não tenham alterações em suas mamas. O diagnóstico precoce aumenta a chance de cura.

Histórico na família

A mulher com mãe, irmã ou filha que teve câncer de mama antes dos 50 anos, ou câncer de ovário, deve, a partir dos 35 anos, buscar orientações e acompanhamento com seu médico de confiança.

Ações

Caso note alguma alteração, a mulher deve procurar imediatamente seu médico de confiança. O autoexame é essencial na prevenção da doença.

Prevenção

Ao realizar exames periodicamente, cuidar da alimentação, não abusar das bebidas alcoólicas e não fumar e praticar atividades físicas, a mulher ajuda o seu corpo na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer. A amamentação e o controle de peso corporal também auxiliam na prevenção.

Orientações Médicas

Infância e adolescência - 10 e 15 anos

Orientações e esclarecimentos médicos sobre as mudanças no corpo da mulher;

Idade adulta – 16 e 40 anos

Exames preventivos e atenção nas alterações que possam sinalizar a presença de doenças;

Maturidade - 41 e 59 anos

Ações preventivas a riscos relacionados a doenças cardiovasculares, neoplásicas e metabólicas;

Melhor idade

Monitoramento para doenças ósseas e metabólicas, acompanhamento para diagnóstico da síndrome de Alzheimer.

Leia Mais 

acesse também