Promed

Notícias Promed

As DOENÇAS DO AEDES - Dengue: saiba mais sobre a doença

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Em 2015 o Brasil registrou o maior número de casos desde 2013

A dengue é um mal que afeta a sociedade atual e coloca o país em estado de alerta. Apesar da regra para evitar a proliferação do mosquito transmissor ser básica, não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente, a situação não é favorável.

De acordo com o relatório epidemiológico do Ministério da Saúde, em 2015 foram registrados 1.649.008 casos prováveis de dengue no país. A região sul registrou 3,4% (56.187) dos casos de dengue no Brasil. O número é o maior registrado na série histórica no país, iniciada em 1990. O recorde anterior foi em 2013, com 1.452.489.

Como se dá o contágio? A transmissão da doença se dá pela fêmea do mosquito Aedes aegypti, que se infecta após picar uma pessoa doente e, após alguns dias, as partículas do vírus dengue se disseminam pelo organismo do mosquito, que passa a transmitir a doença, através da picada, a outras pessoas.

O contágio não acontece através do contato direto com pessoas contaminadas nem com o contato com água, alimentos, animais ou objetos.

 

 

Tratamento: Ao perceber os primeiros sintomas, é indicado ao paciente procurar imediatamente uma unidade de saúde.

É extremamente necessário que a pessoa infectada siga o tratamento exatamente como foi prescrito pelo médico, além de beber muita água e repousar.

Confira ações simples para combater a proliferação do mosquito da dengue:

  

Vacina contra a dengue: A vacina contra a dengue já possui registro concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 28 de dezembro de 2015. Indicada para o uso de pessoas entre nove e 45 anos, a vacina previne apenas a dengue e não protege contra os vírus Chikungunya e Zika. Ainda não foi definido pelo Governo Federal quando estará disponível para ser aplicada na população.

 

 

Referências:

Portal da Saúde - http://portalsaude.saude.gov.br/

Fundação Oswaldo Cruz - http://www.ioc.fiocruz.br/dengue/textos/aedesvetoredoenca.html

Portal Brasil - http://www.brasil.gov.br/

  

 

Leia Mais 

acesse também