Promed

Notícias Promed

Assembleia Geral Extraordinária da PROMED aprovou reajuste no valor da mensalidade

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Encontro foi realizado em formato híbrido

No dia 24 de setembro, o Conselho Diretor da Associação Paranaense de Assistência à Saúde dos Membros do Ministério Público do Paraná (PROMED) realizou a Assembleia Geral Extraordinária (AGE). Em atenção às restrições sanitárias do Município, a AGE ocorreu em formato híbrido, com participação presencial limitada e transmissão on-line. (Assista aqui).

Na ocasião, foi aprovado o reajuste anual do valor das mensalidades do Plano de Saúde em 8,73% (oito vírgula setenta e três por cento). O novo valor será cobrado a partir do mês de outubro de 2021, retroativo ao mês de setembro de 2021.

Ao iniciar a Assembleia, o Presidente da APMP e da PROMED, André Tiago Pasternak Glitz, cumprimentou todos os beneficiários, que acompanhavam de forma híbrida, tanto presencial quanto virtual. Ainda, saudou os presentes na AGE, os membros do Conselho Diretor da PROMED, José Américo Penteado de Carvalho, Diretor de Planejamento; e Willian Buchmann, Diretor Executivo; e a Vice-Presidente da APMP, Nayani Kelly Garcia.

André Glitz abriu a Assembleia destacando que a ocasião devia-se ao cumprimento do regulamento do Plano de Saúde, a fim de seguir as alterações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) sobre os termos de reajuste da mensalidade. Tais mudanças da ANS ocorreram devido ao cenário atual da pandemia de COVID-19.

Em seguida, Willian Buchmann, Presidente do Conselho Diretor e Diretor Executivo da PROMED, também saudou os participantes na ocasião. Willian Buchmann comentou sobre a necessidade da realização da Assembleia para apresentação de estudo atuarial, que foi realizado para chegar ao percentual de reajuste. Em seguida, o Diretor Executivo apresentou um panorama da situação atual do Plano, com análise de números de beneficiários, faixa etária e localidade. Willian falou sobre as regras seguidas para reajuste, presentes no Capítulo III do Regulamento da PROMED:

Art. 3, § 2

As tabelas de contribuição serão revistas anualmente por ocasião da avaliação atuarial da PROMED, que tomará como base o comportamento econômico-financeiro do Plano, de maneira a manter o equilíbrio entre receita e despesa, e terão seus valores estabelecidos de acordo com a idade.

Em continuidade à Assembleia, André Glitz convidou Sandra Odeli, Atuária da Consultoria Técnica Atuarial e Serviços (CTS), empresa que realizou o estudo, para falar sobre a metodologia utilizada. Sandra elencou os dois principais objetivos do estudo: I – Estimar os custos futuros a partir do histórico de despesas assistenciais do Plano; II – Margem de segurança estatística com nível de confiança de 95%. Além disso, a Atuária explicou que as variáveis utilizadas no estudo foram receita mensal, despesa mensal, total de beneficiários/mensal e o Índice de Preços do Consumidor (IPC) em Saúde, de acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). O período de análise foi de julho de 2020 a junho de 2021. Com a análise dos dados para cálculo, do resultado financeiro, e do comparativo entre a sinistralidade e o resultado financeiro, a conclusão da análise atuarial foi a proposta de reajuste mínimo, para o estabelecimento do equilíbrio financeiro, de 8,73%.

O Diretor de Planejamento, José Américo Penteado de Carvalho, em sequência à Assembleia Extraordinária, comentou sobre a projeção de reajuste para o ano de 2021. Além disso, José Américo trouxe para análise uma tabela comparativa de valores de mensalidades da JUDICEMED, UNIMED e da PROMED, de acordo com respectivas faixas etárias.

Para finalizar, André Glitz questionou se algum beneficiário teria alguma oposição à proposta de reajuste da mensalidade. Após nenhuma oposição manifestada, foi aprovado o percentual e, portanto, foi encerrada a Assembleia Geral Extraordinária. 

Confira aqui as fotos.

Leia Mais 

acesse também