Promed

Notícias Promed

Associação Médica Brasileira se posiciona sobre a COVID-19 e Vacinação

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Confira a Nota na íntegra

Nesta quarta-feira, dia 13 de janeiro, a Associação Médica Brasileira (AMB), em conjunto com seu quadro de Sociedades de Especialidades, publicou Nota para comunicar seu posicionamento relacionado aos aspectos preventivos, diagnósticos e terapêuticos da COVID-19. A AMB enfatizou a importância da vacinação da população contra a Sars-CoV-2 e, para isso, apresentou como fundamentos evidências científicas atualizadas da Medicina.

Legitimada por representar todo o movimento médico associativo e em cumprimento a sua missão, a AMB conclama os cidadãos do País a aderir à programação oficial de vacinação a ser definida pelas autoridades sanitárias nas próximas semanas, bem como manter as conhecidas medidas preventivas que reduzem a transmissão do novo coronavírus.

Na Nota, a AMB ressalta que é urgente o início da vacinação no Brasil para que sejam evitadas mais mortes causadas pela COVID-19. Ainda, a AMB informa que desde o dia 08 de dezembro de 2020, quando a primeira dose da vacina foi ministrada no mundo ocidental, já são 23 milhões de aplicações realizadas com segurança em mais de 50 países. A maioria das pessoas vacinadas não apresenta efeitos colaterais. Os que apresentam geralmente têm sintomas leves. Nenhuma morte relacionada à vacinação para COVID-19 foi descrita até o momento, enquanto a doença já causou mais de 1.900.000 óbitos globalmente.

A AMB declara que no contexto de prevenção de doenças infecciosas, nenhuma medida isolada tem eficácia máxima. Portanto, devem-se aliar à vacina as “06 regras de ouro”, medidas já comprovadamente efetivas na prevenção da COVID-19. São elas:

1 - Uso de máscaras;

2 - Distanciamento físico de pelo menos 1,5 metro;

3 - Higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool 70%;

4 - Evitar aglomerações;

5 - Permanecer em isolamento respiratório domiciliar, desde o 1º dia de sintomas suspeitos de COVID-19. Procurar atenção médica para o diagnóstico correto e seguir a orientação recebida e apropriada para cada caso em sua individualidade. Não se automedicar;

6 - Manter os ambientes arejados e ventilados.

Leia aqui a Nota na íntegra.

Leia aqui a Nota de Esclarecimento do Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre a COVID-19.

A PROMED segue acompanhando as informações a respeito da vacinação para o enfrentamento da pandemia causada pela COVID-19, que tem ocasionado graves consequências sociais no Brasil e no mundo.

Leia Mais 

acesse também