Promed

Notícias Promed

Como podemos prevenir hepatites virais?

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! A hepatite pode ser silenciosa. Saiba mais sobre a transmissão

Hepatite é o nome dado à inflamação que atinge o fígado, órgão essencial na desintoxicação do organismo. A maior parte das hepatites é causada por infecção viral, e as hepatites virais são classificadas pelos tipos A, B, C, D e E. Por terem sintomas silenciosos e em inúmeros casos serem percebidas apenas quando há complicações derivadas da doença, é essencial realizar os exames de check-up frequentemente 

 

Quais os tipos de hepatites de virais?  

Hepatite A: Transmitida através do contato com pessoas portadoras do vírus ou por água e alimentos contaminados. Nem todos os pacientes apresentam sintomas. 

Hepatite B: Transmitida através do compartilhamento de objetos de uso pessoal contaminados, relações sexuais desprotegidas ou contato com objetos perfurantes contaminados. Existe vacina para esse tipo de hepatite, indicada para imunodeficientes, portadores de DSTs, profissionais de saúde, etc. Os sintomas podem aparecer somente após 6 meses de infecção.  

Hepatite C e D: Com transmissão semelhante ao tipo B, já que o agente causador está no sangue dos pacientes contaminados. Na hepatite C e D, os sintomas também são silenciosos. Entretanto, no tipo C, caso a infecção não seja tratada, pode evoluir para uma cirrose ou câncer.  

Hepatite E: Tem transmissão semelhante ao tipo A, porém bastante rara no Brasil.  

 

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a hepatite é evitável e tratável, porém vale ressaltar que mais de 325 milhões de pessoas são infectadas com as hepatites virais B e C no mundo, e isso resulta em 1,4 milhão de mortes anualmente. O check-up de saúde pode salvar vidas, não se descuide.  

 

Com informações: Ministério da Saúe (MS), Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) 

Leia Mais 

acesse também