Promed

Notícias Promed

Conheça 05 maneiras de usar menos sal

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Veja dicas fáceis para melhorar a alimentação e evitar doenças

O papel do sal em nosso organismo é de suma importância, já que ele colabora no bom funcionamento do corpo, regulando a quantidade de líquidos que ficam dentro e fora de nossas células, mas se consumido em abundância pode se tornar um grande vilão.

Para que o consumo do sal resulte de forma positiva, é necessário que ele esteja dentro de um limite diário. Esse consumo equilibrado pode trazer benefícios à saúde, como, por exemplo, facilitar a troca de água entre as células e seu meio externo; e ainda ajudar na absorção de nutrientes e na eliminação de detritos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendado que uma pessoa adulta consuma diariamente cerca de 05 gramas de sal (ou 02 gramas de sódio). Mas no cotidiano, muitas vezes essa quantidade recomendada é ultrapassada facilmente, devido ao excesso de sal em diversos alimentos, como enlatados; temperos prontos; embutidos e produtos industrializados.

Esse consumo excessivo pode desencadear algumas doenças, tais como retenção exagerada de líquidos, osteopenia e osteoporose (diminuição de massa óssea) - o sódio pode retirar o cálcio dos ossos; e problemas cardiovasculares. E para quem sofre de pressão arterial, o cuidado com o consumo de sal deve ser redobrado, pois este retém o líquido e, dessa forma, acaba aumentado a pressão sanguínea, podendo sobrecarregar o coração e os vasos. 

Para uma alimentação equilibrada e saudável, confira abaixo 05 dicas de como reduzir o sódio na cozinha:

1 - Use especiarias para realçar o sabor da comida: Ao invés de usar o sal na hora de temperar a comida, a dica é utilizar especiarias como alho, cebola, pimenta do reino, canela, cúrcuma, manjericão, orégano, entre outros.

2 - Dar preferência às gorduras saudáveis: Utilizar nozes torradas, abacates, azeites de oliva, de canola, de soja e demais óleos mais saudáveis pode trazer mais sabor aos alimentos, mesmo não utilizando o sal.

3 - Refogar ou assar alimentos: Colocar alimentos para refogar ou assar pode ajudar a trazer a doçura natural de muitos vegetais e realçar o gosto do peixe e do frango. Basta adicionar um fio de óleo em uma panela e refogar os alimentos de preferência ou assá-los no forno por alguns minutos.

4 - Busque por grãos inteiros de outras fontes além do pão: O pão integral, mesmo que seja uma escolha mais saudável do que o pão branco, pode trazer quantidades consideráveis de sódio. Por isso, recomenda-se o consumo de grãos direto da fonte, como misturar aveia ou granola com frutas no café da manhã ao invés de comer torradas.

5 - Dar prioridade para alimentos da estação: Se for possível, comprar a maior quantidade de alimentos da estação, pois estes preservarão melhor o sabor natural e serão essenciais para dispensar o uso do sal. Recomenda-se também a compra de produtos de agricultores e de supermercados locais.

Fonte: Harvard Medical School; Serviço Nacional de Saúde (SNS); e Dr. Drauzio Varella - UOL.

Leia Mais 

acesse também