Promed

Notícias Promed

Cuidados com a visão - Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! O dia 26 de maio alerta sobre a doença dos olhos

O Glaucoma é uma doença que acomete os olhos e é provocada pela elevação da pressão ocular. A condição não tem cura e quando não é tratada adequadamente pode levar à cegueira e, segundo pesquisa do IBOPE, realizada em junho de 2020, 53% das pessoas desconhecem que a doença possui a maior probabilidade de um quadro de cegueira irreversível e 39% desconhecem sua probabilidade de cegueira. Dessa forma, a PROMED alerta sobre estes riscos ao trazer para discussão o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, celebrado neste dia 26 de maio. Confira abaixo!

Glaucoma

A doença pode se desenvolver durante meses ou anos sem apresentar sintoma algum. Os sintomas só aparecem na fase mais avançada, quando a pessoa começa a esbarrar nas coisas, pois está perdendo a visão periférica (vê bem o que está na sua frente, mas não enxerga o que está dos lados).

Existe uma série de fatores de risco que favorecem o aparecimento da doença, como idade avançada, hipertensão arterial, miopia elevada, raça negra e hereditariedade.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico do glaucoma só pode ser realizado após um exame oftalmológico cuidadoso, no qual estão incluídos anamnese do paciente (entrevista com o paciente para buscar detalhes e o histórico de sua saúde) e avaliação da pressão intraocular, bem como a avaliação das condições estruturais e funcionais do nervo óptico e da camada de fibras nervosas da retina.

Apesar de muitas doenças afetarem o nervo óptico, a lesão causada pelo glaucoma tem um aspecto característico que permite ao médico fazer o diagnóstico. No glaucoma, as fibras nervosas estão danificadas e desaparecem, deixando uma escavação maior do nervo óptico.

Para fazer um diagnóstico correto do glaucoma é importante consultar o oftalmologista para fazer testes diferentes que incluem: tonometria (pressão do olho), oftalmoscopia (nervo ótico), perimetria (campo visual), gonioscopia (tipo de glaucoma) e paquimetria (espessura da córnea).

O glaucoma não pode ser curado, mas pode ser controlado se diagnosticado e tratado em seu estágio inicial.

O tratamento do glaucoma inclui o uso de medicamentos, cirurgia ou uma combinação destes métodos. O objetivo principal é estabilizar a doença, evitando a progressão dos danos por meio da redução da pressão intraocular.

Embora estes tratamentos possam prevenir a perda irreversível da visão, eles não revertem os danos já causados pelo glaucoma. Por isso, o diagnóstico e o tratamento do glaucoma devem ocorrer o quanto antes. Portanto, consulte um médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano.

Com informações: Ministério da Saúde (MS), Sociedade Brasileira do Glaucoma (SBG).

Leia Mais 

acesse também