Promed

Notícias Promed

Cuidados essenciais para pessoas com Alzheimer

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Segurança é um dos pontos principais

A Doença do Alzheimer (DA) provoca progressiva deterioração das funções cerebrais, como perda de memória, da linguagem, da razão e da habilidade de cuidar de si mesmo. Doença de demência degenerativa mais comum em pessoas com mais de 65 anos, o Alzheimer não tem uma causa específica, mas existe uma predisposição genética para seu aparecimento.

O mal de Alzheimer se inicia quando o processamento de certas proteínas do sistema nervoso central começa a falhar. Dessa forma, como consequência, começa a ocorrer perda progressiva de neurônios em certas regiões do cérebro, como o hipocampo, que controla a memória, e o córtex cerebral, essencial para a linguagem e o raciocínio, memória, reconhecimento de estímulos sensoriais e pensamento abstrato.

Em vista dessa deficiência progressiva, dividida em estágios, é necessário ter um cuidado especializado com a pessoa que sofre do Alzheimer, principalmente em relação à sua segurança dentro de casa.

Confira abaixo algumas dicas de como melhorar a segurança da pessoa com Alzheimer em suas residências:

Tapetes

Ter tapetes em casa pode oferecer um risco maior de escorregar. Ainda, quedas, depois de uma determinada faixa etária, podem trazer problemas mais sérios à saúde.

Piso antiderrapante

Os locais onde a pessoa com Alzheimer circula com mais frequência devem ter um piso antiderrapante, como os emborrachados. Dessa forma, os riscos de quedas diminuem.

Barras de apoio

Áreas como o banheiro e escadas devem ter barras de apoio para garantir que o morador da casa possa se apoiar ao realizar suas atividades do dia a dia.

Objetos

Deve-se evitar deixar objetos como mesinhas de centro em locais de passagem, é recomendado que esses objetos fiquem no canto dos cômodos.

Luz acesa

Durante a noite ou a madrugada, o mais indicado é deixar alguma luz acesa para que possa iluminar o ambiente que a pessoa irá acessar enquanto os demais moradores da casa dormem.

Telefone de emergência

Deve-se deixar sempre um telefone ou celular para usar em casos de emergência. Recomenda-se, também, salvar na agenda do telefone os principais contatos de emergência.

Vizinhos

Os moradores próximos da casa devem ser informados de que existe uma pessoa que sofre da doença, isso facilitará o auxílio em casos de emergências. Vizinhos, porteiros, síndicos, todos devem ser informados.

Com informações: Alzheimer 360; Dr. Drauzio Varella; Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); Ministério da Saúde (MS); Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz)  

Leia Mais 

acesse também