Promed

Notícias Promed

Cuidados para evitar a gripe

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Saiba mais sobre a Influenza A (H3N2)

Chegou o outono e com ele a incidência de gripes aumenta. É importante cada pessoa ter alguns cuidados para evitar o contágio e transmissão da gripe. Este ano, há um novo surto da gripe, o Influenza do tipo A - H3N2, que vem sofrendo mutações e tem sido responsável pela epidemia nos Estados Unidos (EUA) nos últimos anos.

Conforme dados disponibilizados no site da Organização Mundial da Saúde (OMS) - atualizados até o dia 18 de março de 2018 - a circulação do vírus influenza A (H3N2) também é predominante no Brasil, da mesma forma que foi observada no Hemisfério Norte em 2016 e 2017.

Não se pode afirmar que o vírus chegará neste ano no Brasil com a mesma força, contudo é importante as pessoas se prevenirem e se vacinarem.

Influenza - gripe

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a influenza (ou gripe) é uma infecção respiratória aguda. É um vírus de comportamento sazonal e tem aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias.

Normalmente, em cada ano, circula mais de um tipo de influenza concomitantemente (Por exemplo: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B).

Em vista do comportamento sazonal do vírus e de sua alta incidência nos EUA em 2017, é necessário ficar em alerta para que as prevenções sejam efetivas antes da chegada do inverno no Brasil.

Transmissão

A gripe sazonal, de acordo com a OMS, se espalha facilmente, com transmissão rápida em áreas populosas, como escolas e casas de repouso.

Ao tossir ou espirrar, a pessoa infectada dispersa no ar gotículas contendo o vírus, que podem se espalhar e infectar pessoas próximas.

O vírus da gripe também pode ser espalhado pelas mãos contaminadas. Para evitar que isso aconteça, as pessoas devem cobrir a boca e o nariz com um lenço ao tossir e, ainda, lavar as mãos regularmente.

Sintomas

A gripe inicia-se, na maioria das vezes, com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. Devido aos sintomas em comum, a gripe pode ser confundida com outras viroses respiratórias que causam resfriado, portanto, é importante consultar um médico especialista.

Prevenção

Uma das maneiras mais eficazes de prevenir a gripe é a vacinação. Em casos de vacinas para adultos, a vacina fornece proteção, mesmo quando os vírus circulantes não correspondem exatamente ao vírus da vacina.

Já nos casos de vacinação para idosos, a vacinação pode ser menos eficaz, mas reduz a gravidade da doença e a incidência de complicações e mortes.

Confira abaixo qual é o grupo em que a vacina é estritamente importante, de acordo com a OMS:

- Mulheres grávidas (em qualquer fase da gravidez);

- Crianças com 06 meses até 05 anos;

- Idosos com mais de 65 anos;

- Pessoas com doenças crônicas, como diabetes, asma e bronquite, doença renal, doenças neurológicas, doenças do coração, etc;

- Profissionais que atuam na área de saúde.

Por fim, apesar de existir esse grupo de pessoas mais vulneráveis, a indicação é que todos que puderem procurem se imunizar.

 

Saiba mais:

https://g1.globo.com/bemestar/noticia/vacina-da-gripe-disponivel-no-brasil-protege-contra-virus-que-provocou-epidemia-nos-eua.ghtml

 

Com informações: Ministério da Saúde, Clínica Paciornik e Organização Mundial da Saúde.

Leia Mais 

acesse também