Promed

Notícias Promed

Dezembro Vermelho - Campanha Nacional de Prevenção ao HIV-AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Saiba mais sobre a Campanha

No mês de Dezembro é realizada a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.  Assim como acontece com o Outubro Rosa, sobre o câncer de mama, e Novembro Azul, sobre o câncer de próstata, o Dezembro Vermelho tem como objetivo chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência e proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. 

O que é a AIDS? 

A AIDS, sigla em inglês para a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Acquired Immunodeficiency Syndrome), é uma doença do sistema imunológico humano resultante da infecção pelo vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana - da sigla em inglês). No entanto, ter HIV não significa ter AIDS, há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. 

Transmissão 

Os pacientes soropositivos, que têm ou não Aids, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas; pelo compartilhamento de seringas contaminadas; de mãe para filho durante a gravidez e na amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações. 

Tratamento 

Desde 1996, o Brasil distribui gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) todos os medicamentos antirretrovirais (ARV) e, desde 2013, o SUS garante tratamento para todas as pessoas vivendo com HIV (PVHIV), independentemente da carga viral.  O tratamento consiste em remédios antirretrovirais. Esses medicamentos impedem que o vírus se replique dentro das células T CD4+ e evitam, assim, que a imunidade caia e que a Aids apareça. 

Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) 

Além da AIDS, há outras IST causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Todas elas podem ser prevenidas, na maioria dos casos, com uso de preservativos. 

As principais são: 

- Herpes genital; 

- Cancro mole (cancroide); 

- HPV;

- Doença Inflamatória Pélvica (DIP);

- Gonorreia e infecção por Clamídia;

- Linfogranuloma venéreo (LGV);

- Sífilis. 

Prevenção da Aids/HIV e das IST: 

O uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/Aids e das hepatites virais B e C. 

Com informações: Ministério da Saúde (MS) e Grupo de Incentivo à Vida (GIV). 

Leia Mais 

acesse também