Promed

Notícias Promed

Dia da Saúde e da Nutrição

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Dia para analisar hábitos alimentares e avaliar práticas nutricionais

O Dia da Saúde e da Nutrição, comemorado o dia 31 de março, é uma oportunidade para debater e avaliar práticas nutricionais e a importância de políticas públicas realistas e preventivas, tais como a redução de sal e açúcar no consumo doméstico e as mudanças na rotulagem dos alimentos.

A alimentação adequada e saudável é um direito humano básico que envolve a garantia ao acesso permanente e regular, de forma socialmente justa, a uma prática alimentar adequada aos aspectos biológicos e sociais do indivíduo e que deve estar em acordo com as necessidades alimentares especiais; ser referenciada pela cultura alimentar e pelas dimensões de gênero, raça e etnia; acessível do ponto de vista físico e financeiro; harmônica em quantidade e qualidade, atendendo aos princípios da variedade, equilíbrio, moderação e prazer; e baseada em práticas produtivas adequadas e sustentáveis.

Estar com o sistema imunológico em dia é uma precaução a mais contra a COVID-19. E a qualidade do nosso sistema imunológico depende diretamente do que comemos, quando comemos e de que forma comemos.

10 dicas do Guia Alimentar para a População Brasileira

O Guia Alimentar para a População Brasileira é um documento, criado pelo Ministério da Saúde (MS), que aborda os princípios e as recomendações de uma alimentação adequada e saudável e tem como objetivo não só a manutenção da saúde da população, como também dar bases para a educação alimentar e nutricional e resgatar a riqueza da alimentação.

Dentre suas diversas orientações, o Guia traz dez passos para uma alimentação adequada e saudável. Confira as dicas e, se possível, coloque-as em prática!

1. Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação;

2. Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias;

3. Limitar o consumo de alimentos processados;

4. Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados;

5. Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia;

6. Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados;

7. Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias;

8. Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece;

9. Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora;

10. Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.

Acesse aqui o Guia Alimentar para a População Brasileira.

Com informações: Ministério da Saúde (MS); Instituto Butantan; Associação Brasileira de Nutrição.

Leia Mais 

acesse também