Promed

Notícias Promed

Dia Internacional da Mulher e a saúde feminina

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Confira sobre os principais cuidados em relação à saúde feminina

Neste mês de março de 2021, em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher (08/03), é importante ressaltar os cuidados com a saúde feminina. Cada fase da vida das mulheres exige diferentes tipos de acompanhamentos. Para saber mais sobre os principais pontos de atenção em cada faixa etária, confira abaixo a matéria especial da PROMED sobre o tema.

Puberdade

Normalmente entre os 08 e 13 anos acontece a puberdade, quando o corpo da menina começa a passar por mudanças significativas. Isso ocorre pela liberação de hormônios que até então se encontravam bloqueados. A regularização da menstruação pode levar de 12 meses a 03 anos após a menarca, por isso não é preciso se preocupar com um ciclo irregular nesse primeiro momento. Porém, sangramentos excessivos e/ ou dores não são normais e uma consulta ao médico especialista é necessária.

Mas a irregularidade dos ciclos somada a outros sintomas, como dor e um quadro severo de acne, pode indicar outros problemas, como a síndrome do ovário policístico: um distúrbio hormonal em que os ovários aumentam e apresentam cistos externos. Apesar de ter um tratamento simples, o diagnóstico e acompanhamento são muito importantes, visto que esta síndrome pode desencadear outras condições, como a diabetes e problemas de fertilidade.

É na adolescência também que é indicada a aplicação da vacina contra o HPV, ou papiloma vírus humano, que tem como função prevenir doenças causadas por este vírus, como lesões pré-cancerosas, câncer de colo do útero, vulva e vagina, ânus e verrugas genitais.

Vida adulta

Com a chegada da vida adulta e a vida sexual ativa, inicia-se uma fase de maior atenção com o corpo das mulheres, como a necessidade de consultas periódicas com uma médica ginecologista e a realização de exames como o papanicolau, também chamado de exame preventivo, que tem como objetivo detectar alterações e doenças no colo do útero, como inflamações, HPV e câncer de colo de útero. Ainda, deve-se atentar para os métodos contraceptivos.

Os exames de rastreamento, que detectam câncer e outras doenças, também são necessários na rotina, conforme as indicações médicas de cada paciente. O exame de papanicolau, para rastreio do câncer de colo de útero, deve se iniciar aos 25 anos, para mulheres sexualmente ativas, e deve continuar até ao menos os 64 anos de idade. A mamografia, para detecção do câncer de mama, é um exame necessário a todas as mulheres e a sua periodicidade varia conforme histórico familiar da paciente e outros indicadores, podendo ser realizada a partir dos 40 anos de idade de acordo com o risco de cada mulher, definido com seu médico. Além disso, o autoexame das mamas pode também ser de grande auxilio e deve ser feito todo mês, após a menstruação e se qualquer nódulo, caroço, anormalidade ou deformidade na mama ou na pele, forem detectados, deve a mulher procurar imediatamente o seu ginecologista.

Assim como na puberdade há a liberação de hormônios, na menopausa o corpo da mulher passa por mudanças novamente, com a redução fisiológica da produção do hormônio estrogênio, responsável pelos ciclos menstruais e pela fertilidade da mulher. Alguns sintomas da menopausa são menstruação irregular, ondas de calor, aumento da produção de suor, ressecamento da pele e dos cabelos e irritabilidade. O tratamento para a menopausa é indicado para mulheres que manifestam sintomas muito intensos, com a recomendação, por um ginecologista, de uso de medicamentos à base de estrogênio e progesterona. No entanto, existem contraindicações para mulheres com condições específicas, por isso é recomendado consultar-se com um ginecologista para avaliar a melhor forma de tratamento.

Além do cuidado com o corpo feminino, as mulheres precisam cuidar de seu bem-estar, sua saúde mental, entre outros. Só assim será possível alcançar uma vida mais saudável, em conjunto com corpo e mente!

Com informações: Diagnósticos do Brasil, Ministério da Saúde e Sociedade Beneficente Israelita Brasileira - Albert Einstein.

Leia Mais 

acesse também