Promed

Notícias Promed

Dia Internacional da Tireoide - Glândula produz hormônios essenciais para o corpo humano

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Saiba mais sobre a importância da detecção precoce e do tratamento de doenças tireoidianas

Celebrado nesta quarta-feira (25/05), o Dia Internacional da Tireoide foi criado para conscientizar a população sobre a importância da detecção precoce e tratamento das doenças tireoidianas.

Compreender o funcionamento da Tireoide é fundamental para saber como funciona o corpo humano. A tireoide é uma glândula que produz hormônios essenciais para o funcionamento do organismo em todas as etapas de nossas vidas. Ela atua desde o desenvolvimento infantil, no crescimento, na fertilidade, no humor e em outras diversas partes essenciais do organismo. Além disso, possui papel fundamental na regulação do metabolismo.

O que é Tireoide?

Tireoide ou tiroide é uma glândula em forma de borboleta (com dois lobos), localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo da região conhecida como Pomo de Adão, popularmente, gogó. Ela produz os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que agem na função de órgãos vitais como coração, cérebro, fígado e rins.

Como é feito o diagnóstico das disfunções tireoidianas?

O TSH é o hormônio estimulador da tireoide, ele é produzido pela hipófise e controla o funcionamento da tireoide. Quando ocorre o hipotireoidismo o TSH se eleva para estimular a glândula e quando a tireoide está hiperfuncionante, o TSH fica suprimido.

O TSH, o T4 e o T3 são utilizados em conjunto para avaliação da função tireoidiana, sendo o TSH o exame mais robusto.

Quando a tireoide não está funcionando adequadamente pode liberar hormônios em excesso (hipertiroidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo).

No hipotireoidismo, a glândula tireoide está produzindo menos hormônios que o normal e, consequentemente, levando a uma lentificação do metabolismo. Nessa situação, alguns dos principais sinais e sintomas são: fadiga, ganho de peso, intolerância ao frio, constipação (devido à lentificação do trato gastrointestinal), pele fria e ressecada, anemia, falta de ar, depressão, cãibras, fraqueza, dor nas articulações, entre outros.

No hipertireoidismo, a excessiva liberação de hormônios leva a um metabolismo acelerado. Sendo assim, os principais sintomas são: emagrecimento, aumento de apetite, intolerância ao calor, pele quente e úmida, queda de cabelos, palpitações, falta de ar, náuseas, anemia, aumento da frequência em urinar e defecar, fadiga, tremor, nervosismo, inquietação, insônia, entre outros.

Além disso, a glândula pode ter alteração funcional ou anatômica. Quanto à alteração anatômica, esta pode ser pela presença de nódulos (bócio uninodular ou multinodular ou lesões malignas) ou pelo crescimento uniforme da glândula (bócio difuso como na Doença de Graves).

Prevenção e tratamento

Não existe nenhuma dieta ou cuidado especial que possa impedir o aparecimento destas disfunções. O tratamento do hipotireoidismo é feito com reposição hormonal, levotiroxina. O médico avalia, com exames de sangue, a função tireoidiana e faz ajustes necessários de dose, baseado nos exames laboratoriais e na avaliação clínica da paciente.

Já no hipertireoidismo há mais de uma opção terapêutica, a droga anti tireoidiana, o iodo radioativo ou cirurgia. O paciente pode ser tratado com medicamento que vai diminuir a produção de hormônio tireoidiano pela glândula (droga anti tireoidiana), por um período que varia de um a dois anos. Neste período, em geral, o processo imunológico regride.

Vale ressaltar sobre a importância do autoexame como incentivo ao conhecimento sobre o próprio corpo, que muitas vezes acaba por incentivar a busca pelo atendimento. Procurar ajuda médica no início dos sintomas é fundamental para que o tratamento seja iniciado o mais breve possível.

Com informações: Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG); Departamento de Tireoide - Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e Ministério da Saúde (MS).

Leia Mais 

acesse também