Promed

Notícias Promed

Dia Internacional da Tireoide: Um alerta a todos

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Essa glândula é responsável por diversas funções no corpo humano. Cuide-se!

O Dia Internacional da Tireoide é comemorado em 25 de maio, com o objetivo de alertar a população sobre a amplitude de doenças relacionadas à essa glândula especificamente, bem como ensinar os cuidados com ela. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), aproximadamente 60% da população sofre de algum problema na tireoide, entretanto somente 5% dos casos são graves e necessitam de tratamento médico. 
A tireoide, conhecida por seu formato de borboleta, é uma das maiores glândulas do corpo humano, localizada no pescoço, abaixo do pomo de adão. Os hormônios dessa glândula atuam em diversas funções, entre elas estão: o sono, a frequência cardíaca, o raciocínio e a memória, a regulação de temperatura do corpo, o fluxo intestinal, e o metabolismo.  

O funcionamento inadequado da tireoide pode acarretar dois distúrbios, o hipertireoidismo (excesso de hormônios liberados pela tireoide) e o hipotireoidismo (deficiência de hormônios produzidos pela tireoide).  

No hipotireoidismo, os sintomas podem incluir:  

- Alterações no humor e na libido; 

- Cansaço; 

- Distúrbios do sono; 

- Queda de cabelo; 

- Sensação de frio exacerbada; 

- Prisão de ventre; 

- Nas mulheres, pode haver alterações no ciclo menstrual. 

No hipertireoidismo, os sintomas podem incluir:  

- Agitação e irritabilidade; 

- Sensação de calor exacerbada; 

- Diarreia ou intestino solto; 

- Unhas quebradiças; 

- Taquicardia e tremores. 

Mantenha os exames em dia e consulte um endocrinologista caso apresente qualquer sintoma acima ou inchaço na região da tireoide.   

Com informações: Ministério da Saúde (MS), Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). 

Leia Mais 

acesse também