Promed

Notícias Promed

Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil é uma campanha global que busca aumentar a conscientização sobre a doença

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Fique atento aos principais sinais e sintomas nas crianças. Diagnóstico precoce salva vidas!

Hoje, 15 de fevereiro, é marcado pelo Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil. O dia foi instituído pela Childhood Cancer International (CCI), como uma campanha colaborativa global, que há mais de 20 anos busca educar o público em geral e profissionais de saúde sobre o câncer infantil e expressar apoio às crianças e adolescentes com câncer, aos sobreviventes e suas famílias. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), mais de 12 mil crianças e adolescentes são diagnosticados com algum tipo de câncer a cada ano. O diagnóstico e tratamento precoce é a chave para a recuperação.

Câncer

O câncer ocorre quando células sofrem mutações genéticas e passam a se multiplicar de forma descontrolada e afetar o funcionamento normal do corpo. Em crianças, os tipos de câncer mais comuns são a leucemia (câncer no sangue), os linfomas e os tumores no sistema nervoso central.

 

Sinais e sintomas

Os pais e familiares precisam estar atentos aos sinais e buscar auxílio médico o mais cedo possível, pois o diagnóstico e tratamento precoce é essencial para a cura: 80% dos casos em crianças descobertos no início terão uma recuperação completa.

Entre os sinais estão:

- Fraqueza constante;

- Febre sem explicação;

- Perda de peso com inchaço na barriga;

- Dores nos ossos (com ou sem inchaço);

- Aumento dos gânglios linfáticos, caroços ou manchas roxas pelo corpo, sem explicação aparente;

- Alterações nos olhos, como: pupila branca, estrabismo de início recente, perda visual, hematomas ou inchaço ao redor dos olhos;

- Dores de cabeça, especialmente se for incomum, persistente ou grave, e vômitos.

Em 2020, por conta do medo da contaminação pelo Covid-19, muitos pais deixaram de procurar atendimento médico para seus filhos. Isso causou uma redução no número de casos diagnosticados.

Tenha atenção aos sintomas e não ignore os sinais de seus filhos. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais rápida a recuperação e maiores as chances de cura.  

Com informações: Unifesp, INCA e International Childhood Cancer Day.

 

Leia Mais 

acesse também