Promed

Notícias Promed

Dia Mundial da Alimentação

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! A importância de ter uma alimentação saudável e da segurança alimentar

Dia Mundial da Alimentação

A importância de ter uma alimentação saudável e da segurança alimentar

Atualmente, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estima que quase 50 milhões de brasileiros vivem em situação de insegurança alimentar grave ou moderada. Isso acontece enquanto boa parte dos alimentos é perdida - devido a condições inadequadas de colheita, manuseamento, armazenagem e transporte - ou desperdiçada no varejo e consumo.

A fim de promover ações e políticas públicas com a finalidade de erradicar a fome no mundo e, com isso, mudar este cenário de insegurança alimentar, neste sábado (16/10), é celebrado o Dia Mundial da Alimentação. A campanha celebra a data da criação da FAO, agência especializada que trabalha no combate à fome e à pobreza por meio da melhoria da segurança alimentar e do desenvolvimento agrícola.

Neste ano, a campanha tem como tema: “As nossas ações são o nosso futuro. Melhor produção, melhor nutrição, melhor ambiente e melhor qualidade de vida”. Com este tema, espera-se ressaltar sobre a urgência de transformar a maneira como consumimos e produzimos os alimentos.

Esta é a segunda campanha que o ocorre durante a pandemia da COVID-19, cujos impactos afetaram os sistemas agroalimentares e desencadearam uma desaceleração econômica e global sem precedentes, levando a uma perda de meios de subsistência e renda e ao aumento da insegurança alimentar e da desigualdade.

Com isso, este período de crise sanitária evidenciou ainda mais a dificuldade das pessoas mais vulneráveis em acessarem alimentos de qualidade, ou seja, uma alimentação adequada em frutas, verduras e alimentos minimamente processados que ajudam a promover a saúde e, assim, evitar o aparecimento de doenças.

Entendendo mais sobre a segurança alimentar

A disponibilidade de alimentos, o acesso das pessoas aos mesmos e o consumo adequado, do ponto de vista nutricional, são os três pilares para o conceito de segurança alimentar.

Há diversos níveis para alcançar a segurança alimentar plena, que são:

- Disponibilidade: Produção, importação e armazenamento;

- Estabilidade: A insegurança alimentar pode ser transitória, para evita-la é necessário armazenar alimentos para os momentos de crise;

- Acesso: Quantidade suficiente de alimentos e preços acessíveis à população;

- Consumo: Alimentos que supram as necessidades alimentares.

Com informações: Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO); Organização das Nações Unidas (ONU) e Grupo Iberdrola.

Leia Mais 

acesse também