Promed

Notícias Promed

Dia Mundial da Atividade Física e Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Saiba quais são benefícios da atividade física

No dia 6 de abril são celebrados o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida. O objetivo das campanhas é lembrar a população que o sedentarismo é um alto fator de risco para a saúde.

O Ministério da Saúde (MS) aponta que, em todo o mundo, um em cada cinco adultos e quatro em cada cinco adolescentes (com idade entre 11 e 17 anos) não praticam atividade física suficiente. Alguns grupos populacionais têm menos oportunidades de terem uma vida mais ativa, entre eles: meninas, mulheres, pessoas idosas, com poucos recursos financeiros, com deficiências e doenças crônicas, populações marginalizadas e povos indígenas. Diferentemente do exercício físico, a atividade física é qualquer movimento corporal que provoque estímulos nos músculos e resulte em um gasto energético.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 150 minutos semanais de exercícios físicos leves ou moderados (cerca de 20 minutos diários) ou, pelo menos, 75 minutos de exercícios de maior intensidade por semana (cerca de 10 minutos diários).

Vale ressaltar que é possível se movimentar até mesmo sem sair de casa. Veja abaixo algumas dicas:

- Iniciar com um exercício que seja de fácil execução e fazer o básico com baixa intensidade;

- Sempre fazer alongamentos para reduzir a probabilidade de desenvolver lesões musculares;

- Cuidar da hidratação (tomar água), do aquecimento e do término do exercício (nunca o terminar abruptamente);

- Lembrar-se de que o importante da atividade física é a regularidade e não a intensidade.

Há diversas possibilidades de atividades a serem praticadas, sem que haja a necessidade de aparelhos, como pular corda, dançar, subir e descer escadas ou simular degraus com caixotes, montar circuitos dentro de casa utilizando elementos domésticos (vassouras, tapete, bancos, etc.). Além disso, é possível fazer séries de exercícios que utilizam o peso corporal, como: sequência de agachamentos, flexões de braço, corrida e ou caminhada estacionária e abdominais.

Confira os benefícios da prática regular de atividade física:

- Melhora o condicionamento muscular e cardiorrespiratório;

- Aumenta a saúde óssea e funcional;

- Reduz o risco de hipertensão, doença cardíaca coronária, Acidente Vascular Cerebral (AVC), diabetes, câncer de cólon e de mama e depressão;

- Reduz o risco de quedas, bem como de fraturas de quadril ou vertebrais;

- Fundamental para o balanço energético e controle de peso.

Com informações: Ministério da Saúde (MS); Universidade Federal de Santa Maria (UFMS); Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP).

Leia Mais 

acesse também