Promed

Notícias Promed

Dia Mundial da Atividade Física e Dia Nacional pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Pratique atividades físicas para uma vida mais saudável

A atividade física representa qualquer tipo de movimento corporal que consome energia. Mesmo no contexto atual da pandemia causada pela COVID-19 e com as medidas de isolamento social, ela pode ser praticada de outras formas. Neste dia 06 de abril, data em que são celebrados o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, lembre-se de praticá-la. Ela pode ser divertida e tem diversas opções, como, por exemplo, em vez de ir de carro até algum ponto próximo da sua casa, tente ir a pé ou de bicicleta. Ainda, a atividade física pode ficar ainda mais completa com a prática de algum tipo de esporte de sua preferência ou de exercícios formais.

Os benefícios da atividade física são inúmeros. Essa prática regular é fundamental para prevenir e tratar doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), como as cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, diabetes e câncer de mama e de colo do útero. Segundo o Ministério da Saúde (MS), essas enfermidades são responsáveis por 71% de todas as mortes no mundo, incluindo as mortes de 15 milhões de pessoas por ano com idade entre 30 e 70 anos. Além disso, ela lhe dá uma sensação de bem-estar e ajuda a prolongar a vida saudável.

Vale ressaltar que “atividade física” é diferente de “exercício”, uma subcategoria de atividade física que é planejada e estruturada. Portanto, várias ações no seu dia a dia, que requerem o movimento corporal e gasto de energia, são consideradas atividades físicas: limpar a casa, dançar, jogar, usar as escadas ao invés do elevador, e diversas outras atividades contam.

Movimente-se para acabar com o sedentarismo e cuidar da sua saúde e bem-estar!

Com informações: Ministério da Saúde.

Leia Mais 

acesse também