Promed

Notícias Promed

Dia Mundial da Osteoporose

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Veja os hábitos que ajudam na prevenção da osteoporose

Com o objetivo de prevenir e conscientizar a população sobre a osteoporose, neste dia 20 de outubro é celebrada a campanha sobre a doença, que, segundo a Fundação Internacional de Osteoporose (IOF), atinge mais de 10 milhões de brasileiros.

A doença é mais recorrente em pessoas com idade acima dos 50 anos, especialmente em mulheres após a menopausa, devido à redução da vitamina D no organismo, que ajuda na absorção do cálcio. Outros fatores de risco são histórico familiar, baixa ingestão de cálcio e vitamina D, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, vida sedentária e deficiência hormonal.

O que é a osteoporose?

A osteoporose causa o enfraquecimento dos ossos, que podem se quebrar com maior facilidade – como resultado de uma pequena queda, ou um movimento brusco. A osteoporose ocorre quando o corpo deixa de formar material ósseo novo suficiente, ou quando muito material dos ossos antigos é reabsorvido pelo corpo – em alguns casos, podem ocorrer as duas coisas. Se os ossos não estão se renovando como deveriam, ficam cada vez mais fracos e finos, sujeitos a fraturas.

O principal objetivo da prevenção e do tratamento é evitar fraturas, que ocorrem mais comumente em locais como coluna, punho, braço e quadril.

Como prevenir?

- Aumentar a ingestão de cálcio por meio do consumo de leite e de seus derivados;

- Expor-se ao sol ajuda a manter adequados os níveis de vitamina D;

- Praticar atividades físicas regularmente fortalece os músculos e melhora o equilíbrio, evitando quedas;

- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo;

- Sempre que possível, instale os interruptores de luz próximos à cama, ou adote um abajur.

A osteoporose é uma doença silenciosa e muitas vezes assintomática. O exame de densitometria óssea é uma das formas mais precisas para seu diagnóstico, além de histórico médico.

Com informações: Ministério da Saúde (MS); Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR); Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

Leia Mais 

acesse também