Promed

Notícias Promed

Dia Mundial da Saúde - Nosso Planeta, Nossa Saúde

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Dia para falar da importância dos cuidados da nossa saúde e da saúde do planeta

O Dia Mundial da Saúde é celebrado todos os anos no dia 07 de abril para comemorar o aniversário da fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948. Desde então, a cada ano, para esta data, é escolhido um tema de preocupação prioritária para a OMS, que estima que mais de 13 milhões de mortes em todo o mundo, a cada ano, são resultado de causas ambientais evitáveis.

Diante do contexto da pandemia de COVID-19, planeta poluído e incidência crescente de doenças, o tema do Dia Mundial da Saúde 2022 é “Nosso Planeta, Nossa Saúde”. A campanha concentra a atenção global em ações urgentes necessárias para manter os seres humanos e o planeta saudáveis e promover um movimento para fomentar sociedades focadas no bem-estar.

Nas últimas décadas, melhorias nos serviços de saúde, proteção ambiental, desenvolvimento econômico e outros fatores levaram a melhorias na saúde das pessoas em toda a Região das Américas.

Porém, a desigualdade que há no mundo, especialmente no acesso à saúde, foi ficou muito mais evidente devido a pandemia de COVID-19, que atingiu todos os países, mas seu impacto foi mais severo nas comunidades que já enfrentavam vulnerabilidades significativas, estando mais expostas à doença, com menos acesso a serviços de saúde de qualidade e maior probabilidade de sofrer consequências adversas devido às medidas implementadas para conter a pandemia.

Portanto, o tema “Nosso Planeta, Nossa Saúde” deve ser um lembrete para a sociedade de que a resolução de muitas dessas questões surgirá a partir de um movimento coletivo para salvar o nosso planeta.

Com informações: Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)/Organização Mundial da Saúde (OMS).

Leia Mais 

acesse também