Promed

Notícias Promed

Dia Mundial da Saúde Mental - Atente-se aos sinais

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! É preciso saber quando recorrer à ajuda de um profissional

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o primeiro ano da pandemia de Covid-19 trouxe um aumento de 25% nos casos de depressão e ansiedade na população mundial. O Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado no dia 10 de outubro, tem como objetivo alertar a população sobre a importância do cuidado com a saúde mental para que os casos como estes, de depressão e ansiedade, sejam devidamente identificados e tratados com profissionais da saúde.

No mês de setembro, o Diretor-Geral da OMS afirmou que o mundo nunca esteve em tão boa posição para acabar com a pandemia. O número de mortes semanais por COVID-19 foi o mais baixo desde março de 2020. Contudo, mesmo com a diminuição dos casos registrados, é importante que a atenção aos cuidados com a saúde mental continue.

A pesquisa Covitel (Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em Tempos de Pandemia), em um levantamento feito pela Vital Strategies e pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), apontou um aumento de 41% nos casos de depressão no Brasil. Ainda que seja um transtorno que acomete aproximadamente 300 milhões de pessoas, de acordo com a OMS, ainda existe muito preconceito e concepções inverídicas sobre a doença, assim como a saúde mental no geral.

Para que as pessoas consigam buscar ajuda, é necessária uma rede de apoio e acolhimento ao notar algo errado. Quebrar o estigma de que procurar auxílio terapêutico é sinal de fraqueza é um trabalho diário, que vem sido fortalecido por datas comemorativas como essa e a campanha do Setembro Amarelo, por exemplo.

Com informações: Ministério da Saúde (MS), Organização Mundial da Saúde (OMS), Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Leia Mais 

acesse também