Promed

Notícias Promed

Dia Mundial da Trombose - Alerta para doença silenciosa e crescente

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! A trombose pode ser silenciosa, por isso devemos estar atentos aos sinais

Nesta quinta-feira, dia 13 de outubro, é comemorado o Dia Mundial da Trombose. A data foi instituída em 2014 pela International Society on Thrombosis and Haemostasis (ISTH) e promove diversos eventos educacionais para que as pessoas conheçam as causas da trombose, doença silenciosa e crescente no mundo todo.

A trombose é uma doença causada pela formação de coágulos na artéria (trombose arterial) ou veia (trombose venosa). Dessa forma, há dois tipos de trombose: arterial e venosa. Esse coágulo pode se deslocar para algum órgão ou atrapalhar o fluxo sanguíneo normal, resultando em lesão significativa, incluindo infarto cardíaco ou acidente vascular cerebral (derrame) por obstrução de artérias; ou tromboembolismo venoso (TEV), por obstrução de veias.

Os sintomas mais frequentes da trombose venosa são a dor e o inchaço, e ela normalmente acomete as veias das pernas e pode acometer os pulmões. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), até 60% de todos os casos de TEV ocorrem associados a um fator de risco adquirido como cirurgias, imobilização por internação prolongada, uso de anticoncepcionais hormonais conjugados, gestação, viagem aérea longa, câncer, obesidade, presença de anticorpos antifosfolipídios, entre outros.

Fatores genéticos devem ser investigados em pacientes com histórico familiar ou que tenham trombose em idade abaixo dos 50 anos. O tratamento é feito com anticoagulantes (impedem a formação do trombo e a evolução da trombose) ou fibrinolíticos (responsáveis por dissolver o trombo).

É importante prevenir a trombose, e algumas das recomendações para isso são:

- Exercícios físicos frequentes;

- Alimentação balanceada;

- Controle do peso;

- Não fumar;

- Mover as pernas quando é necessário ficar muito tempo sentado;

- Acompanhamento médico em caso de fatores de risco.

Com informações: Ministério da Saúde (MS) e Organização Mundial da Saúde (OMS).

Leia Mais 

acesse também