Promed

Notícias Promed

Dia Mundial de Combate à Meningite

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Campanha reforça a importância da prevenção, do diagnóstico e o tratamento adequados a fim de diminuir o número de casos da doença

O Dia Mundial de Combate à Meningite (24/04) destaca a importância da prevenção, do diagnóstico, do tratamento e da melhoria das medidas de suporte àqueles que lidam com os efeitos potencialmente devastadores dessa doença mortal. Globalmente, segundo dados do Ministério da Saúde (MS), mais de 5 milhões pessoas são afetadas pela meningite anualmente; a cada dez pacientes, um morre em decorrência da doença e outros dois, ficam com sequelas.

O que é a meningite?

A meningite é uma infecção que atinge uma dessas membranas que envolvem e protegem o cérebro, conhecidas também como meninges. Na maioria dos casos, são vírus ou bactérias os principais agentes que causam a infecção.

No Brasil, a meningite é classificada como uma doença endêmica, o que significa que ela se manifesta com frequência em determinadas regiões. Geralmente, o surto de meningite bacteriana ocorre durante o inverno, enquanto a meningite viral é mais incidente durante o verão.

Por ser uma doença que causa muitas mortes, é necessário que a população conheça as formas de prevenção da meningite. A vacinação é a principal forma para a prevenção de surtos da meningite bacteriana.

Transmissão

A doença pode ser transmitida por meio da fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra. No entanto, nem todos que adquirem o meningococo ficam doentes, pois o organismo se defende com os anticorpos que cria por meio do contato com essas mesmas bactérias, adquirindo, portanto, resistência à doença. Crianças de 6 meses a 1 ano são mais vulneráveis à contaminação por possuírem um sistema imunológico ainda em formação, sem anticorpos para o combate à meningite.

Prevenção

- Lavar as mãos constantemente e reforçar todos os hábitos de higiene;

- Não compartilhar talheres e alimentos com outras pessoas;

- Manter os ambientes limpos e ventilados;

- Evitar aglomerações;

- Higienizar constantemente os brinquedos e outras superfícies de contato;

- Manter a vacinação em dia.

Com informações: Ministério da Saúde (MS) e Pfizer.

Leia Mais 

acesse também