Promed

Notícias Promed

Dia Mundial de Combate ao Diabetes

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Veja quais são os reflexos da doença na saúde

Diabetes é uma das doenças mais presentes na vida das pessoas. Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), o diabetes afeta cerca de 250 milhões de pessoas em todo o mundo. Só no Brasil, em 2019, mais de 13 milhões de pessoas viviam com a doença, sendo esse um número com potencial de crescimento, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

O dia 14 de novembro foi escolhido como o Dia Mundial da Diabete pela Federação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar o mundo sobre o reflexo da doença na saúde e mortalidade da população.

Diversas vezes ouvimos sobre a necessidade de cuidar da nossa alimentação para evitar o desenvolvimento de doenças, como a diabetes. No entanto, existem vários fatores que podem desencadear essa disfunção.

A Diabetes Mellitus é uma doença crônica provocada pela falta de insulina ou da incapacidade do organismo de utilizá-la adequadamente. A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, controla a quantidade de glicose no nosso sangue ou, em outras palavras, os níveis de açúcar. Quando uma pessoa tem diabetes, ela não consegue utilizar a glicose adequadamente, provocando um déficit na metabolização desse carboidrato.

Quais são os tipos de diabetes?

- Diabetes tipo 1: É, por via de regra, um fator hereditário. Ocorre em cerca de 5 a 10% das pessoas com diabetes, sendo mais frequente em jovens e crianças. Por esse motivo, o diagnóstico costuma ser feito na infância e adolescência.

- Diabetes tipo 2: Resulta da resistência à insulina. Esse tipo ocorre em cerca de 90% das pessoas com diabetes, sendo mais comum em adultos ou em pessoas acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação¹.

- Diabetes gestacional: Decorrente das mudanças hormonais, a ação da insulina pode ser reduzida durante a gestação. O pâncreas, consequentemente, aumenta a produção de insulina para compensar. Essa é uma condição que pode ou não persistir após o parto.

- Pré-diabetes: Quando os níveis de glicose no sangue estão mais altos do que o normal, mas ainda não estão elevados o suficiente para caracterizar um Diabetes Tipo 1 ou Tipo 2. É um sinal de alerta do corpo, que normalmente aparece em obesos, hipertensos e/ou pessoas com alterações nos lipídios.

Sintomas

- Diabetes tipo 1: Fome frequente; sede constante; vontade de urinar diversas vezes ao dia; perda de peso; fraqueza; fadiga; mudanças de humor; náusea e vômito.

- Diabetes tipo 2: Fome frequente; sede constante; formigamento nos pés e mãos; vontade de urinar diversas vezes; infecções frequentes na bexiga, rins, pele e infecções de pele; feridas que demoram para cicatrizar; e visão embaçada.

Prevenção

A melhor forma de prevenir o diabetes e diversas outras doenças é adotar hábitos saudáveis, como se alimentar adequadamente, não fumar e manter o peso controlado.

Ir ao médico regularmente e realizar hemogramas periodicamente são imprescindíveis para prevenir a doenças ou tratá-la, desde os primeiros sintomas.

Com informações: Ministério da Saúde (MS); Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).


¹ Os Estados Unidos investiram na atualização das diretrizes de triagem de adultos assintomáticos para pré-diabetes e diabetes tipo 2, com o objetivo de melhorar as ações para prevenção e os desfechos de saúde da população. Saiba mais aqui.

 

Última atualização: 11h22, 23/11/2021.

 

Leia Mais 

acesse também