Promed

Notícias Promed

Dia Mundial de Combate ao Estresse

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Assunto se tornou ainda mais relevante na pandemia de COVID-19

Durante a pandemia de COVID-19, a mudança de rotina, o isolamento social e o medo de adoecer foram grandes causas de estresse, o que levou a aumentarem os casos de ansiedade e depressão na população. Neste cenário, o Dia Mundial de Combate ao Estresse, celebrado nesta quinta-feira (23), vem para reforçar ainda mais a importância dos cuidados voltados à saúde mental. Além disso, todo o mês de setembro é voltado para a discussão de temas que envolvem a saúde mental, assim como doenças psicológicas.

O estresse pode aparecer por diversos motivos e causas, incluindo acidente traumático, morte ou situação de emergência. Há também o estresse associado à vida cotidiana, ambiente de trabalho e responsabilidades familiares. Confira abaixo alguns hábitos que ajudam a prevenir e aliviar essas situações:

- Atividades físicas: Exercícios estimulam a produção de substâncias corporais que proporcionam, de modo natural, efeitos relaxantes e analgésicos. A mais conhecida delas é o hormônio endorfina;

- Alimentação: Verduras, como brócolis, chicória, acelga e alface, bem como frutas, são aliados importantes no restabelecimento do equilíbrio do organismo;

- Dormir: Com o sono em dia você pode encarar melhor seus problemas e diminuir o risco de doenças;

- Estabeleça uma rotina;

- Medite.

Vale ressaltar que é primordial procurar ajuda profissional para o tratamento e melhorias de casos de estresse ou outras doenças psicológicas.

Com informações: Centro de Referência de Atenção em Saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e UNIMED.

Leia Mais 

acesse também