Promed

Notícias Promed

Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson - Saiba mais

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Doença sem cura, crônica e degenerativa traz dificuldades ao dia a dia do paciente

O Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson é celebrado no dia 11 de abril, e existe para informar a população sobre as causas da doença e também incentivar o olhar atento ao próximo, que pode necessitar de suporte devido à essa patologia que afeta os movimentos.  

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que 4 milhões de pessoas no mundo convivem com a Doença de Parkinson, aproximadamente 1% da população mundial de 65 anos ou mais. 

O que é a Doença de Parkinson? 

Trata-se de uma doença neurológica, crônica, degenerativa e progressiva que atinge o sistema nervoso e afeta os movimentos. Sua incidência aumenta conforme a faixa etária se torna maior, podendo surgir a partir dos 55 anos e sendo ainda mais comum aos 70 anos ou mais. 

Quais são os sintomas? 

O sintoma mais característico é a alteração dos movimentos, com tremores e lentificação na locomoção. Podem ocorrer também distúrbios na fala, dores, tontura e dificuldade para engolir. 

O que fazer ao perceber os sintomas? 

É importante buscar atenção médica o mais rápido possível, pois apesar de não ter cura, a Doença de Parkinson tem tratamento. A melhora dos sintomas pode ser observada com o uso de medicações que devem ser administradas pelo resto da vida do paciente.  

Com informações: Dr. Drauzio Varella, Ministério da Saúde (MS). 

Leia Mais 

acesse também