Promed

Notícias Promed

Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC) - O que precisamos saber sobre?

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Campanha alerta para os sintomas e importância do atendimento imediato

O Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC) é celebrado anualmente no dia 29 de outubro. Neste ano, a campanha apela para o emocional da população e alerta para a importância do rápido atendimento, tendo o mote: “Minutos podem salvar vidas”.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o AVC é uma das principais causas de morte do Brasil, seguida do infarto. Além disso, essa doença é responsável por incapacitação e internações. A Central Nacional de Informações do Registro Civil mostra que 20% dos óbitos por AVC, de janeiro a outubro de 2021, foi de pessoas na faixa etária dos 18 aos 59 anos, ou seja, não é uma doença que atinge exclusivamente idosos, embora eles tenham maior risco.

O AVC tem dois tipos: o primeiro é o AVC hemorrágico, que ocorre quando os vasos sanguíneos se rompem no interior do cérebro, causando uma hemorragia intracerebral. Esse é o tipo mais grave de AVC, tendo o maior índice de mortalidade. O segundo e também mais comum é o AVC isquêmico, que surge decorrendo do entupimento dos vasos cerebrais, originado por uma trombose (placas se formam numa artéria principal do cérebro) ou embolia (um trombo formado em outra parte do corpo chega aos vasos do cérebro).

Os sinais aos quais devemos estar atentos para o AVC são:

- Confusão mental;

- Formigamento no rosto, no braço ou na perna (normalmente em apenas um lado do corpo);

- Alterações na fala;

- Dor de cabeça forte repentina e sem causas conhecidas;

- Visão turva;

- Falta de equilíbrio, tontura ou demais dificuldades motoras.

Existem, também, fatores de risco para o AVC, listados esses abaixo:

- Diabetes tipo 2;

- Obesidade;

- Fumar;

- Consumir álcool;

- Idade avançada;

- Sedentarismo;

- Histórico familiar;

- Hipertensão.

Com informações: Ministério da Saúde (MS), Organização Mundial da Saúde (OMS).

Leia Mais 

acesse também