Promed

Notícias Promed

Dia Mundial do AVC

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Saiba como prevenir

Segunda doença que mais mata no mundo, segundo dados do Governo de Santa Catarina, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma doença que, apesar de atingir com mais frequência quem está acima dos 60 anos, pode ocorrer em qualquer idade.

Para que a população tenha consciência a respeito dos riscos desta doença, nesta sexta-feira (29) é celebrado o Dia Mundial do AVC, conhecido popularmente como “derrame”. O AVC ocorre devido ao rompimento e/ou entupimento dos vasos que levam sangue para o cérebro. Ao ficar sem a circulação sanguínea, a área cerebral pode ficar paralisada. Confira abaixo os principais tipos de AVC existentes.

- Acidente vascular isquêmico (AVCI) ou infarto cerebral

É o mais comum e é causado pela falta de sangue em determinada área do cérebro, decorrente da obstrução de uma artéria.

Acidente vascular hemorrágico (AVCH)

- É causado por sangramento devido ao rompimento de um vaso sanguíneo no cérebro.

Fatores de risco

A obesidade, o sedentarismo, o uso de contraceptivo oral, o alcoolismo, a hipertensão arterial sistêmica, o tabagismo, a diabetes mellitus e as doenças cardiovasculares são algumas condições de saúde que elevam o risco para o AVC e que podem ser prevenidas. O Ministério da Saúde (MS) informa que o sedentarismo pode aumentar em até 36% o risco de um AVC, por isso, é recomendada a prática de exercício físicos por pelo menos 30 minutos ao dia e 5 dias por semana, especialmente para pessoas com idade acima dos 55 anos.

Sintomas

É importante prestar atenção nos sinais e procurar ajuda médica o quanto antes. Veja abaixo os sintomas mais comuns que podem indicar um AVC.

- Dor de cabeça muito forte, de início súbito, sobretudo se acompanhada de vômitos;

- Fraqueza ou dormência na face, nos braços ou nas pernas, geralmente afetando um dos lados do corpo;

- Paralisia (dificuldade ou incapacidade de se movimentar);

- Perda súbita da fala ou dificuldade para se comunicar e compreender o que se diz;

- Perda da visão ou dificuldade para enxergar com um ou ambos os olhos.

A prevenção pode evitar 90% dos casos. O reconhecimento dos sinais de alerta do AVC e o início de um tratamento o mais breve possível diminuem as chances de sequelas. A cada ano no mundo, 13,7 milhões de pessoas tem um AVC e, desses, 5,5 milhões morrem. Atualmente, existem 80 milhões de sobreviventes de AVC, informa o Governo de Santa Catarina.

AVC e a COVID-19

A COVID-19 não pode ser um impedimento para que o paciente busque por atendimento médico, pois o AVC pode ter sido deflagrado pela doença respiratória. Nestes casos, é primordial chamar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para atendimento o mais rápido possível.

Com informações: Universidade Federal de São Carlos (UFScar); Governo de Santa Catarina; Hospital Israelita Albert Einstein; e Ministério da Saúde (MS).

Leia Mais 

acesse também