Promed

Notícias Promed

Dia Mundial do Câncer

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Data busca trazer equidade nos tratamentos

O Dia Mundial do Câncer é uma iniciativa internacional que visa disseminar informações sobre a doença e as formas de controle. Neste ano, a campanha, criada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), se chama “Somos iguais e diferentes”, em que abordará as barreiras que impedem as pessoas, em todo o mundo, de terem acesso aos cuidados fundamentais para o controle do câncer. O tema principal deste ano é a equidade no controle do câncer.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), anualmente, 7,6 milhões de pessoas morrem em decorrência da doença. Estima-se que o número poderia ser reduzido a 1,5 milhão se houvesse medidas adequadas e tratamentos para todos.

Por conta deste panorama, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) busca conscientizar a população para reduzir o estigma acerca da doença e prolongar a expectativa de vida daqueles que a tratam.

O que é o câncer?

O nome é dado a um conjunto de mais de 100 doenças, caracterizadas pelo crescimento desordenado e descontrolado de células, invadindo órgãos e tecidos do corpo, formando tumores.

Quando começam em tecidos epiteliais, como pele ou mucosas, são denominados carcinomas. Se o ponto de partida são os tecidos conjuntivos, como osso, músculo ou cartilagem, são chamados sarcomas. Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes, conhecida como metástase.

Causas

Não há uma causa única para o aparecimento das doenças. Os fatores podem ser internos (como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas) ou externos (presentes no meio ambiente).

Entre 80% e 90%, os casos de câncer estão associados a causas externas, conforme os dados do Ministério da Saúde (MS). As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os hábitos e o estilo de vida podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer.

Formas de prevenção

Aderir a um modo de vida saudável e evitar se expor a substâncias prejudiciais à saúde ajuda a prevenir o aparecimento de tumores. O Ministério da Saúde listou 12 dicas para prevenir o câncer. Confira:

- Não fumar;

- Adotar uma alimentação saudável;

- Manter o peso corporal adequado;

- Praticar atividades físicas;

- Amamentar;

- Realizar exame preventivo de câncer do colo do útero a cada três anos, para mulheres com idade entre 25 e 64 anos;

- Vacinar as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos contra o HPV;

- Vacinar-se contra a hepatite B;

- Evitar bebidas alcoólicas;

- Evitar carnes processadas;

- Evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h;

- Evitar a exposição a agentes cancerígenos no ambiente de trabalho.

Tratamento

O tratamento do câncer pode ser feito por meio de cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou transplante de medula óssea. Em muitos casos, é necessário combinar mais de uma modalidade.

Com informações: Ministério da Saúde (MS) e Instituto Nacional de Câncer (INCA).

  

Leia Mais 

acesse também