Promed

Notícias Promed

Dia Mundial do Câncer - O que fazer para conscientizar a população?

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! O diagnóstico precoce é fundamental

O câncer é a principal causa da morte de quase 8 milhões de pessoas do mundo por ano. O Dia Mundial do Câncer surgiu de uma iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que a população se eduque sobre o câncer, e que os governos se mobilizem e busquem campanhas pelo controle da doença.

De acordo com o relatório do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa de novos casos de câncer foi de 625 mil para cada ano do triênio 2020-2022. Nos dias atuais, os tratamentos médicos são favorecidos pelas novas tecnologias, por isso, é importante manter os exames de rotina em dia para detectar a doença ainda no início, pois, dessa forma, as chances de cura aumentam.

O Ministério da Saúde (MS) explica que o câncer não é causado apenas por predisposição genética, sendo também influenciado por causas externas e internas. Por esse fator, existe a necessidade de manter hábitos saudáveis, pois mais de 80% dos casos da doença são causados por fatores externos.

Como prevenir o câncer?

- Abandonar hábitos danosos para a saúde dos órgãos, como fumar e consumir bebidas alcoólicas em excesso*;

- Adotar uma alimentação saudável, reduzindo o consumo de ultraprocessados;

- Praticar atividades físicas;

- Realizar exames preventivos periodicamente.

*Estudos recentes¹ apontaram que o câncer é a principal causa de morte no Canadá. Entretanto, o fato de que o álcool é um carcinógeno que pode causar pelo menos sete tipos de câncer é, muitas vezes, desconhecido ou negligenciado. Os dados mais recentes mostraram que o uso do álcool causa quase 7 mil casos de morte de câncer a cada ano no Canadá. Com a maioria dos casos sendo câncer de mama ou de cólon, seguindo por câncer do reto, boca e garganta, fígado, esôfago e laringe. Segundo a Sociedade Canadense do Câncer, beber menos álcool está entre os 10 principais comportamentos para reduzir o risco de câncer.

Com informações: Instituto Nacional de Câncer (Inca), Ministério da Saúde (MS), Organização Mundial da Saúde (OMS), União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) e Medscape.

¹ Canadian Centre on Substance Use and Addiction: Canada's Guidance on Alcohol and Health: Final Report and Infographic. Publicado em 17 de janeiro de 2023. Disponível em: https://ccsa.ca/sites/default/files/2023-01/Canada%27s%20Guidance%20on%20Alcohol%20and%20Health%20Final%20Report_l.pdf.

 

Leia Mais 

acesse também