Promed

Notícias Promed

Dia Mundial do Ceratocone - Informe-se!

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Saúde ocular negligenciada pode causar essa doença grave e sem cura

Nesta quinta-feira, dia 10 de novembro, é celebrado o Dia Mundial do Ceratocone. A campanha traz um alerta para o ceratocone, uma doença genética pouco comum, porém séria: atinge 6 a cada mil pessoas, de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). O ceratocone costuma ser hereditário e ter evolução silenciosa e lenta. Como não existe um motivo principal causador do ceratocone, é preciso estar em dia com as consultas oftalmológicas para detectá-la no início.

O que é ceratocone, afinal?

O ceratocone é uma doença que reduz a espessura do centro da córnea (camada fina e transparente que cobre a frente do globo ocular), gerando uma saliência com formato de cone. A córnea funciona como uma lente fixa sobre a íris, a área colorida dos olhos, e, através da pupila, projeta a luz sobre a retina. Alterações na transparência e curvatura da córnea podem comprometer a visão. O defeito do ceratocone impede a projeção de imagens nítidas na retina e pode promover o desenvolvimento de grau elevado de astigmatismo irregular e miopia.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a enfermidade costuma se manifestar entre os 10 e os 25 anos, porém pode progredir com o passar dos anos ou estabilizar. Ela também não é uniforme, ou seja, pode afetar mais um olho do que o outro.

Existem fatores de risco?

Sim. Conforme citado acima, há um fator hereditário no ceratocone, portanto, se há casos na família, é preciso estar atento. Pessoas alérgicas costumam coçar mais os olhos, e o hábito de esfregá-los pode causar a deformação.

Os principais sintomas associados à doença são:

- Fotofobia (sensibilidade à luz);
- Cefaleia (dor de cabeça);
- Desconforto visual;
- Diplopia (visão dupla);
- Troca do grau da lente dos óculos muito frequente.

O diagnóstico precoce é fundamental para controlar a progressão da doença e preservar a acuidade visual. Vale ressaltar que ninguém perde a visão se o ceratocone for convenientemente tratado.

Com informações: Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Ministério da Saúde (MS) e Dr. Drauzio Varella.

Leia Mais 

acesse também