Promed

Notícias Promed

Dia Mundial do Coração - Um alerta a todos

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Leia mais sobre a campanha

O Dia Mundial do Coração é comemorado internacionalmente nesta quinta-feira (29/09)oA data traz uma campanha para que todos pratiquem autocuidado e estejam atentos ao coração, órgão responsável por bombear sangue para o resto do corpo. A celebração serve também como alerta, pois mudar os hábitos e receber diagnósticos precoces de possíveis doenças cardiovasculares pode salvar vidas.

No Brasil, de acordo com as estatísticas atualizadas da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no país. A SBC lançou uma plataforma chamada Cardiômetro, para consulta de informações e também atualização constante de números de óbitos causados por doenças relacionadas ao coração.

A melhor forma de prevenção é consultar um cardiologista para acompanhar sua situação de saúde. Além disso, levar uma vida saudável e manter bons hábitos é altamente recomendado. Algumas sugestões são:

- Manter uma alimentação saudável, evitando gorduras e frituras e diminuindo o consumo de carne vermelha;

- Fazer caminhada ao menos 3x por semana;

- Abandonar o estilo de vida sedentário e praticar atividade física;

- Evitar o consumo exagerado de açúcar, carboidratos e alimentos industrializados;

- Diminuir ou cortar completamente a ingestão de bebidas alcoólicas;

- Não fumar.

Com informações: Federação Mundial do Coração (WHF), Ministério da Saúde (MS), e Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Leia Mais 

acesse também