Promed

Notícias Promed

Dia Mundial do Doador de Medula Óssea

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Data é celebrada dia 17 de setembro de 2022

O Dia Mundial do Doador de Medula Óssea é comemorado anualmente no terceiro sábado de setembro, e neste ano é no dia 17 de setembro de 2022. A data foi criada em 2015 com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de medula óssea. De acordo com os dados disponibilizados pelo Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), o número de doadores registrados no Brasil é de 5.522.346.

O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento indicado para doenças que afetam as células sanguíneas, como leucemia (em adultos ou infantil), linfomas (linfoma de Hodgkin ou linfoma não-Hodgkin), e o procedimento consiste em substituir a medula óssea doente por células de uma medula saudável.

Aumentar o número de doadores voluntários no Brasil é necessário para que pessoas acometidas por doenças graves tenham chances de encontrar uma medula que seja compatível para efetuar o transplante. Pacientes chegam a esperar um doador por meses.

Para se tornar um doador, é necessário:

- Ter entre 18 e 55 anos de idade;

- Apresentar um bom estado geral de saúde;

- Não ter doença infecciosa ou incapacitante;

- Não ter doenças do sistema imunológico, câncer ou doenças hematológicas.

É obrigatório efetuar o cadastro como doador*. O REDOME fornece informações detalhadas sobre como se tornar um doador. Para acessá-las, clique aqui.

*Obs.: Se já for cadastrado, é necessário manter os dados sempre atualizados.

Além disso, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) possui materiais completos e didáticos sobre todos os procedimentos, explicando o passo a passo com infográficos. Confira aqui.

Com informações: Instituto Nacional do Câncer (INCA), Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME).

Foto: Freepik.

Leia Mais 

acesse também