Promed

Notícias Promed

Dia Mundial e Nacional da Osteoporose

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Doença comum que necessita da atenção, principalmente de quem tem mais de 50 anos

A osteoporose atinge, no Brasil, cerca de 15 milhões de pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para alertar sobre a doença, no dia 20 de outubro é celebrado o Dia Mundial e Nacional da Osteoporose. A campanha busca informar a população sobre as formas de prevenção, os sintomas e o tratamento da doença, que pode se tornar grave, causando dores crônicas e, eventualmente, acarretando na dificuldade de locomoção.

A osteoporose é uma doença crônica que é desencadeada pelo enfraquecimento progressivo da massa óssea e afeta, principalmente, homens acima de 70 anos e mulheres com mais de 65 anos. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), existem tipos de osteoporose variados, sendo eles: pós-menopausa, senil (mais frequente em idosos) e secundária; decorrente de outras doenças, como doença renal crônica; ou do uso de medicamentos, como corticoides.

Algumas medidas podem ser tomadas para prevenir a osteoporose. Alguma delas são:

- Não fumar;

- Não ingerir bebidas alcóolicas;

- Reduzir o consumo de sal;

- Praticar atividades físicas regularmente;

- Manter níveis adequados de vitamina D.

Com informações: Ministério da Saúde (MS).

Leia Mais 

acesse também