Promed

Notícias Promed

Dia Mundial e Nacional do Diabetes - Confira entrevista exclusiva com médica especialista no tema

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Leia e saiba mais sobre doença que atinge 537 milhões de adultos no mundo

O Dia Mundial e Nacional do Diabetes foi criado em 1991, e é celebrado, desde então, todo dia 14 de novembro. A data é o aniversário do co-descobridor da insulina, Sir Frederick Banting. Neste ano, o tema da campanha é “Acesso aos Cuidados do Diabetes”, para que adultos que convivem com a doença se informem e repassem esse conhecimento para a comunidade em geral.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que a doença atinja aproximadamente 537 milhões de pessoas na idade adulta no mundo todo. Para que se possa compreender os diferentes tipos do diabetes, as formas de prevenção e o seu tratamento, a PROMED convidou a médica endocrinologista Camila Luhm Silva Perez para falar sobre o assunto.

Leia a entrevista na íntegra:

PROMED: Ouvimos sempre para não exagerar nos doces, pois isso pode causar diabetes. Essa máxima é verdadeira ou há outras causas existentes da doença?

Camila Perez: O Diabetes tipo 2 é considerado uma doença multifatorial. Os principais fatores envolvidos no aparecimento deste tipo de diabetes são excesso de peso, dieta não saudável e sedentarismo, além de fatores genéticos (ter casos de diabetes na família aumenta o risco de desenvolver Diabetes tipo 2).

Alimentos ricos em açúcar como doces, refrigerantes, sucos e chás industrializados são hipercalóricos e, portanto, podem causam excesso de peso e, em decorrência do sobrepeso e obesidade, aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

No caso do Diabetes tipo 1, que é uma doença autoimune, temos fatores genéticos e ambientais envolvidos, mas não sabemos ao certo quais gatilhos ambientais poderiam desencadear o processo de destruição das células produtoras de insulina.

PROMED: Quais as possíveis complicações do diabetes?

Camila Perez: Níveis consistentemente elevados de glicose no sangue podem ocasionar danos aos vasos sanguíneos e nervos ocasionando:

- Doenças cardiovasculares (como infarto ou derrame/AVC);

- Lesão nos rins (nefropatia diabética): pode levar até à insuficiência renal;

- Lesão nos olhos (retinopatia diabética): ocasiona perda visual, podendo levar até à cegueira;

- Pé diabético: perda de sensibilidade devido a neuropatia diabética (comprometimento dos nervos) e alteração fluxo sanguíneo nos membros inferiores predispõe feridas e infecções com dificuldade de cicatrização, podendo até evoluir para amputação.

Manter os níveis de glicose no sangue, pressão arterial e colesterol dentro ou perto do normal pode ajudar a retardar ou prevenir complicações do diabetes. Portanto, as pessoas com diabetes precisam de acompanhamento regular.

PROMED: É possível ter qualidade de vida depois do diagnóstico do diabetes? Quais seriam as medidas?

Camila Perez: Diabetes não tem cura, mas tem controle. A pessoa que detém o comando da doença evita inúmeras complicações. É possível ter diabetes e ter qualidade de vida. É preciso saber das consequências para tomar as devidas providências. Por isso, ter conhecimento e informação sobre sua condição de saúde é fundamental.

As mudanças na rotina e no estilo de vida precisam ser permanentes. Alguns comportamentos são fundamentais para facilitar o bem-estar da pessoa com diabetes: - Alimentação equilibrada: consumir mais vegetais, frutas e grãos integrais e reduzir consumo de alimentos ricos em gordura e açúcar. Ter conhecimento do efeito que os alimentos causam na glicemia e pressão arterial auxilia no autocuidado;

- Praticar atividade física: é essencial para ter uma boa qualidade de vida, principalmente para quem tem diabetes. Pois, além de manter os níveis de açúcar no sangue controlados, também auxilia na administração do peso;

- Monitorar as taxas glicêmicas: é necessário verificar periodicamente se os níveis glicêmicos estão dentro do esperado, se as medidas de tratamento estão sendo eficazes;

- Tomar os medicamentos corretamente e nunca interromper o tratamento sem orientação médica;

- Fazer exames de rotina: é essencial pois dessa forma é possível constatar qualquer tipo de alteração e tratar com antecedência.

PROMED: Pode explicar resumidamente os tipos para que saibamos diferenciá-los?

Camila Perez: Existem três tipos principais de diabetes: Tipo 1, Tipo 2 e Gestacional.

- O Diabetes Tipo 1 pode se desenvolver em qualquer idade, mas ocorre mais frequentemente em crianças e adolescentes. Quando você tem diabetes tipo 1, seu corpo produz muito pouca ou nenhuma insulina, o que significa que você precisa de injeções diárias de insulina para manter os níveis de glicose no sangue sob controle.

- O Diabetes Tipo 2 é mais comum em adultos e representa cerca de 90% de todos os casos de diabetes. Quando você tem diabetes tipo 2, seu corpo não faz bom uso da insulina que produz. A pedra angular do tratamento do diabetes tipo 2 é um estilo de vida saudável, incluindo aumento da atividade física e dieta saudável. No entanto, com o tempo, a maioria das pessoas com diabetes tipo 2 precisará de medicamentos orais e/ou insulina para manter seus níveis de glicose no sangue sob controle.

- O Diabetes Gestacional (DMG) é um tipo de diabetes que consiste em níveis elevados de glicose no sangue durante a gravidez e está associado a complicações tanto para a mãe quanto para o filho. O DMG geralmente desaparece após a gravidez, mas as mulheres afetadas e seus filhos correm maior risco de desenvolver diabetes tipo 2 mais tarde na vida.

PROMED: De que forma podemos prevenir o diabetes?

Camila Perez: Atualmente, o diabetes tipo 1 não pode ser prevenido. Os gatilhos ambientais que são pensados para gerar o processo que resulta na destruição das células produtoras de insulina do corpo ainda estão sob investigação.

Embora existam vários fatores que influenciam o desenvolvimento do diabetes tipo 2, os mais influentes são os comportamentos de estilo de vida. Então modificação de hábitos, como praticar exercícios regularmente e ter uma alimentação saudável pode retardar ou prevenir o aparecimento do diabetes tipo 2.

Leia Mais 

acesse também