Promed

Notícias Promed

Dia Mundial sem Tabaco foi comemorado no fim de maio

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Data criada pela OMS alerta para as doenças causadas pelo tabagismo

 

O Dia Mundial sem Tabaco foi comemorado no dia 31 de maio. Essa data, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem o objetivo de alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. O tabagismo, a vida sedentária e outros maus hábitos comprometem progressivamente sua capacidade respiratória. Veja como uma lesão pulmonar pode evoluir ao longo de sua vida:

 

Primeira Fase - Um esforço moderado, como carregar sacolas de supermercado, causa uma sensação ligeira de asfixia. Você sente falta de ar e aumento da frequência respiratória e do ritmo cardíaco.

 

Segunda Fase - Você evita algumas atividades para não ter a sensação ruim de dificuldade respiratória. Esse comportamento sedentário faz com que os músculos fiquem debilitados e, portanto, necessitem de mais oxigênio que o normal para realizar qualquer atividade simples.

 

Terceira Fase - Agora, as dificuldades respiratórias se manifestam no dia a dia, como em um passeio ou ao realizar as tarefas domésticas. Qualquer esforço físico ou exercício moderado causa pavor.

 

Quarta Fase - A debilidade corporal, aliada à deterioração do pulmão, faz com que você se sinta sufocado e respire de maneira pesada e rápida quando realiza tarefas tão simples como se vestir ou tomar banho. Para evitar esse estágio, nunca abandone os exercícios físicos.

 

Que tal escolher hoje para seu primeiro dia sem cigarro? Esse dia não precisa ser de sofrimento, você pode fazer dele uma ocasião especial. Se não consegue parar de fumar sozinho, é indicado que o fumante procure um tratamento especializado com um médico pneumologista. Logo você vai voltar a conhecer seu verdadeiro pique e descobrir como é boa a vida sem tabaco.

 

Para de fumar não é fácil, mas vale a pena!

Leia Mais 

acesse também