Promed

Notícias Promed

Dia Nacional da Psoríase

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Um alerta à população sobre a doença

A Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase, celebrada nesta sexta-feira (29), visa combater o preconceito, melhorar a qualidade de vida dos pacientes e disseminar as formas de tratamento. A psoríase é uma doença de pele relativamente comum, crônica, não contagiosa e que não tem cura.

A doença, que surge em qualquer idade, pode se manifestar logo após o nascimento ou em idosos, mas o período mais comum é entre os 20 e 40 anos. O mecanismo que desencadeia as lesões de psoríase é controlado pela imunidade e a genética influencia na predisposição.

Sintomas

Há diversos sintomas que ajudam a identificar a doença, que às vezes podem ser confundidos com sinais de outras doenças de pele. Os mais comuns são lesões róseas ou avermelhadas, recobertas por escamas esbranquiçadas, que afetam a pele, especialmente em cotovelos, joelhos, couro cabeludo, unhas, palmas das mãos e plantas dos pés. Ainda, pode aparecer como pequenas manchas escalonadas, coceira, queimação e dor, unhas grossas, sulcadas ou com caroços.

Tratamento

O tratamento deve ser sempre indicado por um médico. Nos casos mais leves, normalmente são prescritos medicamentos como pomadas, loções, xampus ou gel. Em casos mais avançados, são indicadas sessões de fototerapia por ultravioleta, com ou sem remédio, medicamentos de uso oral ou injetável.

A importância do diagnóstico correto e do acesso à informação - uma das principais armas para combater o preconceito - além do apoio de familiares e de pessoas próximas, são fundamentais para que o paciente aprenda a se cuidar e tratar a doença da melhor forma possível.

Com informações: Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP); Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); Ministério da Saúde (MS).

Leia Mais 

acesse também