Promed

Notícias Promed

Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial é nesta segunda-feira (26)

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Saiba mais e confira como prevenir-se contra os problemas causados pela hipertensão

O Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial é no dia 26 de abril. A data reforça a necessidade de prevenir e controlar os índices de hipertensão é de suma importância em vista de que, segundo dados do Ministério da Saúde (MS), os problemas cardiovasculares são responsáveis por, aproximadamente 300 mil mortes por ano no Brasil. Além disso, 50% dos hipertensos no Brasil ainda não sabem que têm o problema.

Hipertensão

Também conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial pode acometer crianças, adolescentes, adultos e idosos de ambos os sexos. Silenciosa, a doença provoca o estreitamento das artérias e faz com que o coração precise bombear o sangue com cada vez mais força para impulsioná-lo por todo o organismo e depois recebê-lo de volta.

A pressão arterial é medida por meio de aparelhos como o tensiômetro ou esfigmomanômetro e pode ter uma variação relativamente grande sem sair dos níveis de normalidade. Para algumas pessoas ter uma pressão abaixo de 12/8, como, por exemplo, 10/06, é normal. Já valores iguais ou superiores a 14 (máximo) e/ou 9 (mínima) são considerados como hipertensão para todos.

As principais causas da doença são obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento. O sobrepeso e a obesidade podem acelerar até adiantar em até 10 anos o aparecimento da hipertensão. O consumo exagerado de sal, associado a hábitos alimentares não adequados também colaboram para o surgimento da condição.

Sintomas 

Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão podem ser sinais de alerta para alteração na função de bombeamento do sangue e prejuízo da circulação cerebral, entretanto, a hipertensão, no início, geralmente é silenciosa, por isso a importância da medida da pressão arterial regularmente.

Tratamento

A hipertensão, na maioria dos casos, não tem cura, mas pode ser controlada. Nem sempre o tratamento significa o uso de medicamentos, sendo imprescindível a adoção de um estilo de vida mais saudável, como mudança de hábitos alimentares, redução do consumo de sal, atividade física regular, não fumar, consumo de álcool moderado, sono de qualidade, entre outros.

A PROMED já publicou diversas notícias para o incentivo da prática de atividade física e, consequentemente, melhor qualidade de vida. Confira na aba de Notícias do site!

Com informações: Ministério da Saúde (MS) e HCor - Associação Beneficente Síria.

Leia Mais 

acesse também