Promed

Notícias Promed

Dia Nacional de Combate ao Câncer - Saiba mais

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Causas, prevenção e formas de combate ao câncer 

Criado por meio da Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707/1988, o Dia Nacional de Combate ao Câncer tem como objetivo ampliar o conhecimento da população brasileira a respeito do câncer, principalmente sobre a prevenção da segunda doença que mais mata no Brasil. 

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos. Multiplicando-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, formando tumores malignos que podem se espalhar para outras regiões do corpo. 

O câncer é geralmente ocasionado por uma mutação genética, ou seja, por uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. 

Causas 

O câncer não tem uma causa única. Há diversas causas externas (presentes no meio ambiente) e internas (como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Os fatores podem interagir de diversas formas, dando início ao surgimento do câncer. 

Entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas, que seriam mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os hábitos e o estilo de vida. 

As causas internas estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Apesar de o fator genético exercer um importante papel na formação dos tumores (ativação de oncogenes), são raros os casos de câncer que se devem exclusivamente a fatores hereditários, familiares e étnicos. 

O envelhecimento natural do ser humano traz mudanças nas células, que as tornam mais vulneráveis ao processo cancerígeno. Isso, somado ao fato de as células das pessoas idosas terem sido expostas por mais tempo aos diferentes fatores de risco para câncer, explica, em parte, o porquê de o câncer ser mais frequente nessa fase da vida. 

Fatores de risco 

O termo “risco” é usado para definir a chance de uma pessoa sadia, exposta a determinados fatores, internos ou externos, desenvolver uma doença. 

O mesmo fator pode ser de risco para várias doenças – o tabagismo e a obesidade, por exemplo, são fatores de risco para diversos cânceres, além de doenças cardiovasculares e respiratórias. 

Vários fatores de risco podem estar envolvidos na origem de uma mesma doença. Estudos mostram, por exemplo, a associação entre álcool e tabaco com o câncer da cavidade oral. 

Nas doenças crônicas como o câncer, as primeiras manifestações podem surgir após muitos anos de uma exposição única (radiações ionizantes, por exemplo) ou contínua (no caso da radiação solar ou tabagismo). 

A exposição solar prolongada sem proteção adequada durante a infância pode ser uma das causas do câncer de pele em adultos. 

A estimativa é de que anualmente 1,5 milhão de mortes por câncer poderiam ser evitadas com as medidas adequadas para atingir a meta “25 para 25” da Organização Mundial da Saúde que visa reduzir as mortes prematuras por doenças não transmissíveis em 25% até 2025. 

 

Prevenção 

Maneiras de prevenir o desenvolvimento de câncer: 

- Não fumar; 

- Alimentar-se saudavelmente; 

- Manter o peso corporal adequado; 

- Praticar atividades físicas; 

- Amamentar; 

- Para Mulheres entre 25 e 64 anos, fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos; 

- Vacinar-se contra o HPV (meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos); 

- Vacinar-se contra a hepatite B; 

- Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas; 

- Evitar comer carne processada; 

- Evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, e usar sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios; 

- Evitar exposição a agentes cancerígenos (químicos, físicos e biológicos) no trabalho. 

Com informações: Ministério da Saúde (MS), Instituto Nacional de Câncer (INCA) e Oncoguia. 

Leia Mais 

acesse também