Promed

Notícias Promed

Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! O diagnóstico precoce é a principal forma de cura

Principal causa de mortes infantis no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer infantil atinge, aproximadamente, 12 mil crianças anualmente. Diferentemente dos adultos, o estilo de vida geralmente não tem influência no desenvolvimento de cânceres no público infantil, assim, a prevenção se torna mais difícil.

O dia 23 de novembro foi constituído no Brasil como o Dia Nacional de Combate ao câncer infantil e tem como objetivo estimular ações educativas e preventivas relacionadas ao câncer infantil; difundir os avanços técnico-científicos relacionados à doença e apoiar as crianças com câncer e seus familiares.

O câncer infantil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afetam os glóbulos brancos), os do sistema nervoso central e linfomas (sistema linfático).

Com o desenvolvimento da medicina e com o rápido diagnóstico, essa doença tem 80% de chance de cura. Por isso, para possibilitar um diagnóstico precoce, é fundamental que seja feito acompanhamento médico regular, e toda queixa sobre alguma anormalidade na saúde deve ser levada a sério.

Os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil são geralmente diversos e diferentes em cada caso, e não raras vezes, a criança ou o adolescente pode ter o seu estado geral de saúde ainda não comprometido no início da doença.

Com informações: Instituto Nacional de Câncer (INCA); Hospital Pequeno Príncipe; Ministério da Saúde (MS).

Leia Mais 

acesse também